Sábado, Setembro 7, 2024
31.8 C
Teresina

Conheça mais sobre a estação ferroviária que deu nome a Cocal da Estação

Trilhos que revelam histórias e paisagens são uma boa pedida para quem visita Cocal da Estação. O município tem a estação ferroviária, ainda da década de 20, que se tornou um atrativo turístico que chama a atenção por tudo o que ela representa na história da cidade e até mesmo do Piauí.

Sobre Cocal da Estação

Cocal da Estação está localizado a 288 km de Teresina A cidade também está bem pertinho do vizinho estado do Ceará, ficando a apenas a 52 km da serrana Viçosa.

E a história da cidade se confunde com a própria história da estação ferroviária, como se vê, o nome do município carrega bem esse que foi um marco. A construção da estação, na época, fez com que a vila prosperasse.

Quando ela foi construída, foi quase uma festa entre os moradores da vila que, posteriormente, seria emancipada de Parnaiba e se tornaria a que hoje conhecemos por Cocal da Estação. Tudo da cidade se deu em volta dessa estação ferroviária.

Como é a Estação de Cocal

O que se vê hoje em meios às ruínas de trilhas e matas, foi a importante Linha da Estrada de Ferro Central do Piauí, que foi aberta em 1922. Ela ligava o município de Parnaiba até Cocal. A companhia responsável colocou no trecho entre as duas cidades um trem para fazer transporte de passageiros e cargas. Com isso, casas foram construídas nos arredores da estação que abrigaram funcionários e familiares deles e, a partir disso, expandindo o povoamento.

O barulho da maria fumaça era a agitação da época. O trajeto incluía o horário de saída de Cocal, às 4h da manhã, e voltando de Parnaíba às 15h. O vai e vem do trem era o início de desenvolvimento local, que viu o cenário econômico e social mudar depois da estação.

Hoje, a estrada não foi totalmente acabada em alguns trechos de outros municípios. No entanto, em Cocal ela está desativada, dando lugar às belas ruínas e ao prédio onde hoje funciona a Secretaria de Cultura e Biblioteca e também uma espécie de museu.

Andar pela estação é ver passado e presente se mesclando; é sentir a sensação de uma viagem no tempo pelos trilhos; é visitar a biblioteca no prédio e conferir o rico acervo local; é ver de onde tudo começou em Cocal.

Conheça o Piauí

Related Articles