Altas temperaturas e baixa umidade do ar são alguns dos elementos que compõem o B-R-O-BRÓ piauiense, época entre setembro e dezembro com as maiores temperaturas do ano, e que antecede a temporada de chuvas. Aproveitando o clima seco, lojistas abastecem as prateleiras com itens que ajudam a amenizar o calor, e apostam em preço e qualidade para atrair clientes.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, eletrodomésticos como ar-condicionados e ventiladores estão entre os itens mais procurados pelos clientes.
“Em nossas lojas, durante esse período, os clientes sempre buscam mais produtos para amenizar as altas temperaturas, como ar-condicionados, ventiladores, climatizadores e também umidificadores de ar, devido à baixa umidade. Essa tendência também está presente no setor de moda, com uma busca maior por peças e tecidos mais leves, que não aquecem tanto”, explicou.
Ainda segundo o presidente da entidade, os lojistas também buscam melhorar o conforto térmico em suas unidades, não apenas como forma de melhorar o ambiente e suportar as altas temperaturas, mas também como atrativo para os clientes que visitam as lojas presencialmente.
“Já é famosa a figura do cliente que entra nas lojas apenas para aproveitar o clima mais ameno, por isso, muitos lojistas investem em ambientes climatizados e com conforto para os compradores. Além disso, nossos clientes também podem aproveitar para buscarem os melhores preços, com descontos e com a qualidade que só é possível observar nas lojas físicas”, destacou Tertulino.