Professores dão dicas para prova de Língua Estrangeira do Enem 2023

No próximo dia 05 de novembro, milhões de estudantes em todo o país darão início a edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enfrentando logo em seu primeiro dia três diferentes provas, além da redação. Assim como nos anos anteriores, a prova de língua estrangeira terá apenas 05 questões, mas responder corretamente pode ser a diferença entre conquistar ou não uma vaga universitária.

No Enem, o candidato pode escolher entre realizar a prova de língua inglesa ou a de espanhol, respondendo cinco perguntas presentes no caderno de questões. O professor Cleidson Moura, que leciona espanhol na Wizard Teresina, explica sobre alguns dos pontos principais da prova.

“Os alunos estarão sendo testados na sua capacidade de leitura e interpretação de texto, e, é claro, que para que isso aconteça, eles devem ter conhecimentos gramaticais que vão ajudá-los ainda mais na hora de ler e interpretar. Saber diferenciar os tempos verbais, falsos cognatos, como exemplos, proporcionará uma melhor interpretação e compreensão do texto”, apontou.

Já sobre a prova de língua inglesa, o professor Ginê Duarte, também da Wizard Teresina, destacou a importância de o candidato ter uma visão ampla do mundo, algo que pode facilitar a leitura e a interpretação das questões aplicadas.

“O aluno tem que estar atento ao que está acontecendo na atualidade. Ter uma ampla visão de mundo vai ajudar o aluno também a estar por dentro do vocabulário porque é uma das técnicas de interpretação de texto, relacionado ao conhecimento prévio que o aluno tem”, destacou o profissional.

Com a proximidade da prova, ambos os docentes destacam que é importante tanto buscar formas variadas de se familiarizar com o idioma escolhido quanto descansar a mente, para reduzir a tensão e responder corretamente às questões.

“Ter um conhecimento prévio fará com que o aluno tenha uma melhor compreensão do que se está lendo e mais segurança, mas para os alunos com pouca intimidade com a disciplina, sugiro que treinem, que respondam questões. Nesta reta final revise os principais pontos estudados e procure se distrair, ler um bom livro, ouvir boas músicas”, afirmou Cleidson

Enquanto isso, Ginê destaca a absorção de conteúdos variados na língua inglesa como preparação para o exame do próximo domingo.

“Ler notícias em inglês, entrar em sites de língua inglesa para poder fazer a leitura de texto, isso vai ajudar bastante, além de outros gêneros textuais também. E praticar essa leitura, responder a questões de língua inglesa relacionados à interpretação de texto em qualquer material que ele tiver acesso”, concluiu o docente.