A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, a Operação Abissal, com objetivo reprimir crimes praticados na deep weeb.
A ação faz parte de uma investigação realizada pela Gerência de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, com a participação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e auxílio técnico da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por intermédio do CIBERLAB (Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas).
Nesta etapa da operação as investigações estão voltadas para o tráfico de drogas ilícitas, sendo cumpridos, por determinação judicial, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária na cidade de Brasília.
No Brasil, a pena para quem pratica tráfico de entorpecentes pode ser de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa e está prevista no art. 33 da Lei 11.343/2006.
Operação ABISSAL:
o termo faz alusão a seres vivos aquáticos que vivem na parte mais profunda dos oceanos, abaixo das águas superficiais que são iluminadas pelo sol. De igual modo, muitos criminosos atuam nas áreas de difícil monitoramento da internet, nas profundezas, não significando, no entanto, que estarão livres de qualquer ação de investigação.
Fonte: IL