Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioConferência Territorial de Políticas para as Mulheres é aberta em São Raimundo...

Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres é aberta em São Raimundo Nonato

A Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres foi aberta em São Raimundo Nonato com a secretária de Mulheres do município, Ivana Amorim, e a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa. A abertura contou ainda com a participação de representante do Conselho de Direito de Defesa da mulher, Jesus lima, e representantes do poder público local.

Além disso, o evento contou com apresentação cultural das artistas Daniela Caruza e Fernanda Lima.
“Desde quando a nossa prefeita Carmelita Castro assumiu a gestão percebemos que todos os nossos momentos são de construção e união das políticas para as mulheres. O nosso Território engloba mais municípios e queremos crescer juntos nas políticas principalmente para as mulheres”, destacou a representante da Prefeita Carmelita Castro.

“Em conjunto com as secretarias temos avançando na melhoria das políticas para as mulheres e esse momento de conferência mostra a importância das mulheres estarem contribuindo de forma quantitativa e qualitativa nos espaços. Esse evento é muito salutar para a Ordem dos Advogados e tivemos também avanços nas últimas eleições como único conselho de classe a ter paridade nas candidaturas da OAB para homens e mulheres nas eleições, mostrando para a sociedade a importância desse avanço para que possamos espelhar cada órgão e gestões“, destacou o representante da OAB-PI.

“Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estamos felizes de ver tantas mulheres no evento, pois sabemos que todas têm um papel primordial no enfrentamento à violência doméstica. Acreditamos que não existe uma luta sozinha e juntas podemos assegurar nossos direitos de forma a beneficiar as mulheres de todos os lugares principalmente da nossa região”, pontuou a Presidente do Sindicato de Trabalhadoras Rurais, Maria Hilda.

“Esse momento é de extrema importância para o nosso território, pois o nosso trabalho envolve a rede e a sociedade civil no cotidiano quando realizamos ações e projetos em prol do enfrentamento à violência doméstica. É importante destacar que toda a nossa correria tem valido a pena para que em momentos como esse possamos discutir e debater quais são as nossas reais necessidades na política para as mulheres a fim de melhorar nosso trabalho e a mulher“, destacou a Secretária de Mulheres de São Raimundo Nonato, Ivana Amorim.

“Tínhamos orçamento para as políticas para as mulheres e isso contribuía para a estruturação das delegacias, Centros de Referência para a Mulher, projetos no campo da educação para prevenir a violência de meninas que também sofrem com a violência sexual, manutenção de projetos e ações para o enfrentamento à violência doméstica e com o desmonte das políticas para as mulheres. Então quando não funciona, vai refletir no estado e município. Então, sem orçamento o Estado tem buscado criar estratégias para continuar mantendo as ações em prol das mulheres e um exemplo é a construção da  Casa da Mulher Brasileira no Território, por meio de emenda parlamentar e articulação das políticas para funcionamento dos serviços”, declarou a Coordenadora de Estado de Política para as mulheres, Zenaide Lustosa.

A Conferência Territorial realiza discussões em grupos, divididos pela orientação dos eixos temáticos da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Nas discussões aparecem as temáticas de enfrentamento à violência doméstica, autonomia econômica, bem como mais participação e poder para as mulheres. Os temas são analisados nos grupos, formalizados e encaminhamentos para a Conferência Estadual.
Ao final da plenária foram aprovadas as propostas para a 5ª CEPM e eleitas as delegadas titulares as quais participaram da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, representando o Território.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News