Aprender um novo idioma é essencial para quem busca diferentes oportunidades na carreira profissional ou acadêmica. Mas em determinadas situações, apenas conhecer o básico de uma nova língua não é o bastante para se destacar. É preciso um domínio completo do idioma, além da comprovação através de diferentes tipos de certificações.
As certificações são provas que atestam os conhecimentos de alguém em um determinado idioma. Os certificados podem ser usados com diversas finalidades, como para se candidatar a uma vaga de emprego, a um curso universitário fora do país, a uma vaga de mestrado ou doutorado, ou mesmo uma vaga de trabalho em uma multinacional.
Para a professora Mira Monteiro, que leciona os idiomas inglês e alemão na Wizard Teresina, o importante é ter em mente qual a especificidade de cada certificação, e qual delas é exigida pela empresa, unidade de ensino ou ente governamental ao qual se quer ter acesso. “Para obter a certificação a pessoa deve se submeter ao exame que atenda ao seu interesse. Por exemplo, qual exame é pedido no edital? E assim procurar o local onde esse exame é aplicado e se submeter à prova”, afirmou.
Mira também defende que uma certificação é essencial para quem busca crescer profissionalmente, podendo obter sucesso em vagas de diferentes países. “Uma certificação em língua inglesa abre portas para todos que almejam crescimento profissional, acadêmico e até mesmo pessoal. Com uma certificação internacional o seu nível no idioma é comprovado e validado no mundo inteiro”, destaca.
Principais Certificações
No Brasil são aplicadas algumas destas certificações internacionais, sendo a Wizard o centro aplicado de duas das principais provas existentes: o TOEIC (Test of English for International Communication) e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
“O aluno Wizard é bonificado com a certificação Versant, mas também pode se submeter aos exames TOEIC e TOEFL, pois somos centro aplicador desses dois exames. O Versant é uma prova online e o aluno tem as suas habilidades de fala, audição, escrita e leitura testadas”.
“As provas TOEIC e TOEFL que aplicamos nas nossas unidades testam as habilidades de leitura e audição do aluno. Normalmente o primeiro é mais utilizado para vagas de trabalho e o segundo para vagas acadêmicas”, pontuou a docente.