Campanha da Fraternidade 2024 convida cristãos a comunhão e ao acolhimento através da Amizade Social

Na última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a Arquidiocese de Teresina lançou oficialmente para a imprensa a Campanha da Fraternidade 2024. Com o tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ e o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8), a campanha deste ano chama a atenção dos fiéis para a socialização e o entendimento sobre os significados da irmandade, das relações e do acolhimento.
Durante o lançamento estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, o coordenador arquidiocesano de Campanhas, Diácono Gilberto Penha, além de autoridades civis: Deputados Fábio Novo e Bárbara Soares, representando a Assemblei Legislativa do Piauí; o Diácono Alan Cavalcante, secretário da Semcaspi, representando a Prefeitura de Teresina; Regina Sousa, secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, e Núbia Lopes, secretária estadual de Relações Sociais, representando o Governo do Estado.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade, faz um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. Além de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
“Precisamos focar nesse tema maravilhoso que a Igreja nos chama não só a trabalhar, mas a viver algo de dentro para fora, pois nós devemos compreender que quando eu começo por mim eu posso entusiasmar o outro a também viver essa amizade e fraternidade social”, destacou o Diácono Gilberto Penha.
Este ano a Campanha da Fraternidade celebra 60 anos de existência, significando um marco para a Igreja Católica, pois surgiu pela necessidade de discutir assuntos variados e a criação de eventos que financiassem atividades sociais que beneficiassem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dom Juarez Marques aproveitou a oportunidade para chamar a atenção a importância de os fiéis conhecerem o texto base da CNBB que tem um material rico e explica a fundo a temática escolhida. Ele também destacou algumas práticas que podem ser realizadas para bem viver a CF durante a Quaresma como os Encontros Quaresmais durante a semana, a Via-Sacra, além da participação na Santa Missa.
“A palavra vai nos orientar através de todos esses meios, para que nós saiamos dos nossos meios indo de encontro ao outro, conhecendo as situações de inimizade, reconhecendo no outro o seu valor. A humildade é fundamental para isso”, pontuou o arcebispo.
De acordo com o secretário Alan Cavalcante, o órgão vai se colocar à disposição para somar forças para a proposição e formação deste tema que vem para ajudar e avançar os serviços oferecidos. “A Semcaspi irá promover palestras, oficinas, discussões a respeito desse tema, já que entendemos que ele vem para somar e avançar as nossas unidades e a qualidade de nossos serviços, especialmente as questões interpessoais, no sentido de nos voltarmos cada dia mais para o outro”, explicou o secretário.
A secretária Regina Sousa afirmou que o Governo do Estado pretende contribuir com a campanha de arrecadação e principalmente passar adiante essas informações. “Nós precisamos multiplicar essas informações através das nossas redes, buscando refletir, mudar essa realidade e a forma de ver o mundo, ajudando aqueles que mais precisam”, finalizou.
Lançamento Arquidiocesano
O lançamento para toda a Igreja de Teresina acontecerá neste sábado, dia 17 de fevereiro, às 19h, com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz da Paróquia São José Operário, localizada no bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina.
Nas próximas semanas, a Arquidiocese dará continuidade organizando formações nas Paróquias, Diaconias e Áreas Pastorais, a fim de conquistar mais irmãos a se transformarem em discípulos multiplicadores desta temática.