Diretoria, empregados(s) e colaboradores (as) da Agespisa celebraram, nesta segunda-feira (29), em solenidade realizada no pátio do edifício sede, o aniversário de 60 anos de fundação da companhia. Além de descerramento de placa comemorativa também houve celebração ecumênica e distribuição de brindes alusivos à data.
Ao discursar na solenidade, representando o presidente José Santana, o diretor Administrativo Clemilton Queiroz lembrou um pouco da história da companhia, que foi fundada em 1964 e enalteceu o trabalho de empregados e colaboradores que, ao longo do tempo, se empenharam para garantir que milhões de piauienses das mais diversas regiões do Estado pudessem ter água tratada em suas casas e, por conseguinte, mais saúde para suas famílias.
“Tenho o orgulho de ter sido estagiário nessa empresa e o privilégio de estar aqui como diretor neste momento em que ela completa os seus 60 anos. E tenho convicção de que a história da Agespisa não chegou ao fim. Ela ainda tem muito para contribuir com o povo piauiense e não falta disposição para que a gente possa contribuir para isso”, enfatizou o diretor administrativo.
Ele também falou dos desafios que a empresa e o setor de saneamento no estado enfrentam e da esperança de que, em breve tempo, o serviço possa de fato ser universalizado, como preconiza a nova lei que regula o setor.
A Agespisa foi criada através das leis estaduais n.º 2.281, de 27 de julho de 1962 e 2.387, de 12 de dezembro de 1962 e tem como objetivo executar a política de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Piauí.
A empresa sucedeu o Instituto de Águas e Energia Elétrica (IAEE). Sua constituição ocorreu em Assembleia Geral realizada em 28 de janeiro de 1964, quando passou a coordenar e dirigir a aplicação de recursos oriundos do DNOCS, da SUDENE e de empréstimos junto ao BID para a conclusão da 2ª etapa do projeto do sistema de abastecimento de água de Teresina, iniciado em 1961.