Sexta-feira, Novembro 22, 2024
29.8 C
Teresina

119 carros pipas atendem 36 municípios em estado de emergência pela seca no Piauí

O problema recorrente é registrado principalmente na zona rural dos municípios.

às 12:24

Trecho da PI-259 em obras entre as cidades de Paulistana e Curral Novo — Foto: Patrícia Andrade

Com 44 municípios em situação de emergência por conta da seca, o governo do estado do Piauí distribuiu 119 carros pipas para fazer o atendimento das famílias que estão enfrentando problemas por conta da seca, o efetivo atende 36 cidades no momento.

O problema está ocorrendo em municípios do semiárido, que compreendem o Território da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vales dos Rios e Itaueira. De acordo com o secretário da Defesa Civil do Estado, José Augusto Nunes, a situação é recorrente e o problema maior é na zona rural dos municípios.

A nossa meta é chegar em todos os municípios que estão em situação de emergência, lógico, com cuidado e com responsabilidade por se tratar de um ano eleitoral e observando as recomendações da PGE e do Ministério Público. Eu não precisar o número de famílias, isso é dinâmico, sempre há famílias chegando e famílias saindo”, disse o secretário.

Benefícios para população dessas regiões

O secretário explicou ainda que populações de regiões que estão em situação de emergência reconhecida pelo governo têm à disposição vários projetos que visam a conscientização para utilização da água, além do acesso a créditos.

Quem está em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, lógico, dentro de um entendimento político, é possível acessar créditos ou ter prorrogação de parcelas vencidas no crédito rural. Antecipação de pagamento de benefícios previdenciários ou do fundo de garantia“, disse ele.

Estiagem e seca

Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.

Já a seca caracteriza uma situação mais grave, em que a estiagem é ainda mais longa, e dura um período suficiente para provocar desequilíbrio hidrológico na região.

Related Articles