Sábado, Junho 27, 2026
27.1 C
Teresina

Dois comerciantes são presos e “arsenal de guerra” é apreendido em Esperantina

Três pessoas, incluindo dois comerciantes, foram presos na manhã desta quarta-feira (14), durante o cumprimento de sete mandados de buscas domiciliares na cidade de Esperantina. Além disso, a Polícia Civil realizou a apreensão de armas e munições nas residências e a condução de um homem.

Ação realizada pela Delegacia Seccional de Esperantina, com apoio operacionais da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Esperantina, da Delegacia de Polícia Civil de Batalha, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), da Polícia Militar, da Força Tática e do Núcleo de Operações com Cães (NOC).

“A polícia civil através da medida reforça seu compromisso e sua preocupação com a população da circunscrição, bem como com a eficácia das decisões judiciais. Pedimos para que a população continue a nos ajudar, inclusive de forma anônima através de nosso contato”, afirmou a delegacia. 

O QUE FOI APREENDIDO

  • Abundante quantidade de munições
  • Estojos dos mais diversos calibres;
  • Espingarda;
  •  Revólver;
  •  Elevada quantia monetária;
  •  Pólvora;
  •  Chumbo;
  •  Espoletas;
  • Na casa de um dos alvos, foi encontrada carga de cigarros ilegais.

OS PRESOS:

  • D. de C. J., comerciante atuado em flagrante pelo crime de comércio ilegal de arma de munições e acessórios bélicos; 
  • R. R. L. Q., comerciante preso em flagrante pelos crimes de comércio ilegal de arma de munições e acessórios bélicos, posse ilegal de arma de fogo e contrabando;
  • A. F. de Q. F foi conduzido por desacato, onde a polícia cumpriu mandado de prisão por pensão alimentícia.
  • Um quarto foi conduzido para averiguação de regularidade de posse de arma de fogo.

Piauí conquista melhor Ensino Médio do Nordeste e 4º melhor do Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (14), os resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira. O Piauí obteve como resultado o melhor Ensino Médio da região Nordeste e o quarto melhor em todo o país.

Em entrevista para o Agora Piauí, o secretário de Educação do Piauí, Whashinton Bandeira, comemorou os resultados divulgados, reforçando ainda que a meta ainda não foi atingida. Segundo ele, a projeção é ter o melhor resultado de todo o país.

“Recebemos com muita felicidade, muito orgulho e muita esperança de continuar neste trabalho para obtermos resultados ainda melhores nos próximos anos e tornarmos a educação do Piauí a melhor do Brasil, essa é a nossa meta, nossa missão. Conseguimos o melhor resultado da história no IDEB. Fomos um dos três estados que cumpriram e superaram a meta do MEC. Nossa missão é chegar ao primeiro lugar do Brasil. Só lembrando que a prova Saeb que deu esse resultado que foi divulgado, foi realizada em outubro do ano passado, com apenas 10 meses de gestão”.

O governador Rafael Fonteles também comentou sobre o resultado do MEC. Nas redes sociais, o gestor disse que os dados são resultado de um esforço integrado e coletivo de toda a comunidade escolar. Ele ainda atribuiu os resultados ao ensino de tempo integral, que foi expandidom, e aos investimentos dos últimos anos. 

Blitz Lei Maria da Penha é realizada no Shopping da Cidade e Mercado Central

Idealizada pela  Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), a Blitz Maria da Penha foi realizada nesta quarta-feira (14), no Shopping da Cidade e no Mercado Central de Teresina. O evento faz alusão à Campanha Agosto Lilás – Elas Vivas, Feminicídio Zero, promovida em parceria com a Secretaria de Segurança e a Casa da Mulher Brasileira, e tem como objetivo informar a sociedade sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de divulgar os canais de denúncia na capital.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, diz que durante a blitz homens e mulheres são sensiblizados a denunciar a violência contra as mulheres. “Aqui, também divulgamos a campanha ‘Ei, mermã, não se cale!’, que funciona 24 horas por meio do 0800 000 1673. Com isso, buscamos mostrar que, com o apoio do Governo e da sociedade, podemos formar uma frente unida para atingir a meta de feminicídio zero, que é o nosso foco”.

WhatsApp Image 2024-08-14 at 10.38.52.jpeg

Funcinonário do box do Shopping da Cidade,  Neymar Martins ressaltou a importância de conter a violência contra as mulheres. “Chegar ao meu espaço de trabalho e ver mulheres lutando me faz lembrar das mulheres da minha vida, por quem eu luto para que nada de ruim aconteça. Minha filha tem 8 anos e ela já sabe dizer o que não pode ser feito com ela, e isso é muito bom, porque percebemos que as mulheres não aceitam nenhum tipo de violência. Nós, homens, precisamos parar de matar as mulheres e incentivá-las a crescer mais e mais.”

A ambulante Cludiene Carvalho destacou que não admite mais sofrer violência doméstica. “Antes, eu pensava que a mulher escolhia viver a violência até ver dentro de casa e compreender que nos tornamos reféns dela, entrando em um ciclo sem fim. Essas campanhas podem parecer simples, mas ativam, em nossa memória, que não podemos nos calar e que precisamos denunciar, independentemente de ser marido, filho, namorado, pai ou padrasto, pois a violência impacta muito nossas vidas”.

WhatsApp Image 2024-08-14 at 10.38.56.jpeg

A Blitz Maria da Penha também ocorreu no Mercado Central, onde os comerciantes e a população local puderam conhecer mais sobre a legislação, os direitos das mulheres e os canais de denúncia. Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos e as equipes conversaram com o público sobre a importância da denúncia como uma ferramenta para a prevenção do feminicídio e a proteção das mulheres. Essas atividades visam conscientizar a população e fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência doméstica.

Homem é internado em Teresina com suspeita de raiva humana após ser mordido por sagui

Um homem de 56 anos foi internado no Instituto Natan Portela, no Centro de Teresina, com suspeita de raiva humana. Ele foi mordido por um sagui, também conhecido como soim, em uma comunidade rural de Piripiri, a 180 km da capital.

A Internação

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), o contato do homem com o animal ocorreu em 15 de julho. O paciente procurou atendimento médico somente em 6 de agosto, quando começou a apresentar os primeiros sintomas.

No entanto, ele só foi ao Hospital Regional Chagas Rodrigues em 12 de agosto, com sintomas como vômito, aumento da salivação e episódios de desmaio. Nesse mesmo dia, foi transferido para Teresina, onde está internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

AMOSTRAS ENVIADAS A SP

Amostras do paciente foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen), que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para análise de raiva, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

A Sesapi também informou que, seguindo orientações do Ministério da Saúde, entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Piripiri para realizar um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região, apesar de o incidente envolver um macaco. Além disso, a Sesapi orientou a investigação das circunstâncias do acidente e a educação da população sobre a doença.

“A Sesapi segue acompanhando o caso e orienta a população quanto ao contato com animais silvestres e, em casos de incidentes, procurar imediatamente uma unidade de saúde. A Sesapi reforça ainda que a vacinação dos animais (cães e gatos) é a única forma de se evitar a doença”, diz a nota da Secretaria.

CONHEÇA A DOENÇA

A raiva é uma infecção viral grave que afeta mamíferos, incluindo seres humanos, e é caracterizada por uma encefalite progressiva com alta taxa de mortalidade, próxima de 100%. A doença é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.

A raiva é um problema sério de saúde pública devido à sua alta letalidade. No entanto, pode ser controlada, especialmente em áreas urbanas, onde cães e gatos são os principais vetores. Medidas de prevenção eficazes incluem a vacinação de animais e humanos, o uso de soro antirrábico e a realização de bloqueios de focos.

Sintomas

Após o período de incubação, que varia de dias a anos, surgem sintomas iniciais, que duram entre 2 e 10 dias e podem incluir:

Mal-estar geral

Aumento leve da temperatura

Perda de apetite

Dor de cabeça

Náuseas

Dor de garganta

Entorpecimento

Irritabilidade

Inquietação

Sensação de angústia

Podem também ocorrer linfonodos inchados e sensibilidade aumentada no local da mordida, além de mudanças de comportamento.

Transmissão

A raiva é transmitida para humanos através da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também por arranhaduras ou lambeduras. O período de incubação varia conforme a localização e a gravidade da ferida, e pode ser mais curto em crianças. A transmissão ocorre quando o vírus chega ao cérebro e aos nervos periféricos.

Em cães e gatos, o vírus é eliminado pela saliva de 2 a 5 dias antes do início dos sintomas e continua a ser transmissível até o fim da doença, que geralmente leva de 5 a 7 dias para resultar na morte do animal. Em morcegos, o vírus pode permanecer por longos períodos sem sintomas aparentes.

Complicações

À medida que a infecção avança, podem surgir complicações graves, como:

Ansiedade crescente e hiperexcitabilidade

Febre

Delírios

Espasmos musculares involuntários e convulsões

Espasmos na laringe e na faringe podem ocorrer ao tentar engolir líquidos, levando a uma intensa salivação e à chamada “hidrofobia”. Com o avanço da doença, os espasmos podem evoluir para paralisia, causando problemas cardíacos e respiratórios, retenção urinária e constipação. Também podem ocorrer dificuldade para engolir, aversão a ar e luz, e aumento da sensibilidade a sons.

Com informações do Ministério da Saúde

Pesquisa aponta que economia do Piauí deve crescer 2,5% acima da média do Brasil

REPRODUÇÃO

O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí deve aumentar 2,5% neste ano, segundo estimativa do Banco Santander. Se confirmada a expectativa, o estado terá crescimento acima do previsto para o PIB brasileiro, de 2% em 2024, e da região Nordeste, 2,3%.

Para 2025, segundo o economista responsável pelo levantamento de dados, Gabriel Couto, enquanto a economia brasileira deve crescer em 1,8% e o Nordeste, 1,7%, a alta prevista para o PIB piauiense se mantém no patamar de 2,5%. Os números fazem parte de estudo especial que apresenta estimativas do Santander por estados e regiões para o horizonte de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.

Nas projeções da instituição para o Piauí, o PIB dos serviços vai avançar 2,5% neste ano e 2% no próximo, após a projeção de atingir o maior patamar percentual do Brasil em 2023 no setor: 6%. Segundo as informações mais recentes do IBGE, os serviços são o segmento mais importante na economia do Piauí, com peso de 79,7% na economia local.

 “Os serviços indicam tendência consistente de expansão, apesar de alguma desaceleração recente. O Piauí é um dos destaques positivos dos últimos anos, e as previsões de 2022 a 2025 mostram sempre uma trajetória de crescimento do estado neste setor, sempre entre os melhores patamares do Nordeste”, afirma Gabriel Couto.

Para a indústria, que representa 12,3% da economia piauiense, a expectativa do Santander também é de alta de 8,9%, em 2023; 5,5%, em 2024; e 5%, em 2025. Neste ano, de acordo com as projeções da instituição, a indústria nordestina deve avançar 2,3%, e a brasileira, 1,4%. 

“O desempenho do Piauí neste período 2021-2025 o coloca sempre puxando os melhores patamares de crescimento percentual da indústria no Nordeste e com protagonismo nacional”, comenta Couto. Em 2023, a perspectiva é de ficar abaixo apenas do Espírito Santo (13,5%), enquanto que, em 2024, dividirá o posto mais alto com Tocantins (5,5%) e voltará ao segundo lugar em 2025, atrás de Tocantins (6%).

No setor da agropecuária, a estimativa é de recuo de 2% em 2024, após uma alta prevista de 15% em 2023. No Nordeste, o PIB agro deve subir 2,4% este ano, contrastando com a queda de 1% esperada para o setor no Brasil. O agro responde por 6,5% do PIB nordestino, e por 8% da economia piauiense.

Expectativa é de melhoria na produção e na remuneração média do trabalho

O diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas da Cepro/Seplan, Diarlison Lucas, afirma que a perspectiva que se tem é de melhora nos indicadores econômicos estaduais por meio não só da melhoria no quadro produtivo, mas também ao aumento da ocupação e da remuneração média do trabalho, o aumento de transferência diretamente às famílias e, até por isso, o consumo, o que justifica a elevada participação do setor de serviços.

“São visíveis o desenvolvimento no arranjo de elementos ligados a todos os setores da economia. Na agropecuária destaca-se o crescimento da produção e do rendimento médio, principalmente das atividades relacionadas às culturas da soja, do milho e da cana de açúcar”, explica Diarlison.

No setor industrial, segundo Diarlison, observa-se o crescimento da indústria de transformação com ênfase na fabricação de alimentos e bebidas, assim como, da atividade de geração e distribuição de energias como a expansão da instalação de empreendimentos voltados à produção de energia do tipo solar e eólica. “Com esse resultado, o estado do Piauí apresenta-se como um destaque na economia da região Nordeste e mantém um desempenho superior à taxa de crescimento da economia nacional”, finaliza.

Teresina celebra 172 anos com aniversário do Teatro João Paulo II e festival cultural

No próximo dia 16 de agosto, Teresina celebra 172 anos de história, e as comemorações ganham um destaque especial com o aniversário de 19 anos de um dos principais palcos culturais da cidade: o Teatro João Paulo II. O teatro localizado no bairro Parque Ideal, zona Sudeste da capital, será o centro das atenções nos dias 18 e 19 de agosto, com a realização do festival de artes “Festarts: ANIVERTHE + THEATJPII”.

A programação do festival é diversificada e promete atrair diferentes públicos. No domingo (18), a partir das 17h30, as Bandas 16 de Agosto e Só Filé, além do cantor Frank Farias, subirão ao palco para animar o público. O dia também será marcado por palestras sobre ballet, direção de cenas e música retrô.

Na segunda-feira (19), a celebração continua no mesmo horário, com apresentações da Orquestra Sanfônica, Banda Repthord Rock, Banda V5 e o cantor Bruninho. Além disso, o espetáculo de bonecos “Flor de Mamulengo” e performances de danças de salão serão atrações imperdíveis. A feira de artesanato, que ocorrerá nos dois dias de evento, completará o clima festivo e cultural.

Stanley Freire, presidente da Fundação Municipal de Cultura, destaca a importância do Teatro João Paulo II para a cidade. “O Teatro João Paulo II é indispensável para a troca de experiências e de formação de novos talentos. Cada apresentação, cada evento realizado aqui, contribui para fortalecer a identidade cultural de Teresina e para aproximar as pessoas da riqueza das expressões artísticas”, afirmou.

Cabo da PM de Timon é preso em operação contra falsificação de documentos públicos

Ministério Público do Piauí (MPPI) deflagrou uma operação nesta quarta-feira (14) para investigar falsificação de documentos públicos. Conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a ação foi batizada de Operação Paralelo II e consiste no cumprimento de 10 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Altos.

Um cabo da Polícia Militar do Maranhão, lotado no 11º BPM de Timon, acabou sendo preso durante execução de uma ordem judicial expedida pela 2ª Vara Criminal Timonense. Em nota, o Gaeco explicou o teor da Operação Paralelo II. A ação é um desdobramento da Operação Paralelo, que foi realizada em dezembro de 2023 pelo Departamento de Combate à Corrupção (Deccor).

A investigação apura um esquema de falsificação de documentos públicos como RG’s, CPF’s, CNH’s, certidões cartorárias, certidões de cursos superiores, boletos de impostos, atestado médicos e até fraude no Exame de Ordem da OAB. Além das cidades piauienses e maranhenses, também foram cumpridos mandados judiciais no Tocantins.

A ação contou com apoio das Polícias Civil e Militar do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Felipe Amorim e Calcinha Preta encerram Festejos de Água Branca nesta quinta (15)

Nesta quinta-feira (15) encerram os Festejos de Água Branca. A animação de atrações nacionais irão fechar a programação em grande estilo.

Felipe Amorim e Calcinha Preta estão com agenda marcada para a noite de quinta-feira em Água Branca. Os Festejos tiveram início no último dia 09 de agosto e contaram com encontros religiosos e festividades com artistas locais.

O prefeito Júnior Ribeiro destacou os incentivos e retorno em desenvolvimento que os eventos locais trazem para a cidade.

“Em Água Branca, priorizamos o desenvolvimento de nossa cidade em todos os sentidos. Durante os festejos tivemos encontros religiosos, apoio e incentivo à cultura e empreendedorismo local”, conclui o prefeito.

Parnaíba comemora aniversário de 180 anos

O município de Parnaíba está completando neste dia 14 de agosto de 2024 o 180 anos desde sua elevação à condição de cidade, no agora distante 1844.

Sua história, no entanto, vence fácil os 252 anos, ou mais de um quarto de milênio, com a exclusão dos índios Tremembés, seus primeiros habitantes, e a contar das charqueadas que através do vibrante comércio das carnes e sob a fulgurosa atividade de Domingos Dias, secundado por seu filho Simplício, transformaram Parnaíba em um marco histórico da economia piauiense.

Ou da secular Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, que exprime o ápice da religiosidade do povo mafrensino, no início de tudo. Afora esses importantes registros temporais, há que se destacar as ações primeiras pela independência nacional no Piauí, cuja adesão foi assinalada naquele memorável dia 19 de outubro de 1822, que resultou na grande Batalha do Jenipapo, única no Brasil no processo de separação deste país de Portugal.

Ao longo destes 180 anos tudo o que se tem visto segue à risca o termo comovente da letra do seu Hino – “progredir é o nosso lema”.

A visibilidade da sua estreita faixa litorânea, que lhe consagra como a Capital do Delta, em referência ao privilégio de servir de porta de entrada ao delta do Rio Parnaíba, soma-se uma gama de valores e peculiaridades estratégicas que contribuem para o seu progresso, alcançado de toda forma pela força empreendedora e política dos seus filhos, onde se destacam quatro ex-governadores estaduais, dois deles por dois mandatos: Chagas Rodrigues (1959-1962); Alberto Silva (1971-1975 / 1987-1991); Francisco Moraes Souza, o Mão Santa (1995-1998 / 1999-2001); e Antônio José Moraes Souza Filho (2014-2015).

Na modernidade dos tempos, eis aí a segunda maior cidade piauiense pontuando como referência em serviços de Saúde, Educação, Lazer/Entretenimento, com um comércio animado, que consagra Parnaíba com uma independência firme e valiosa, atendendo a incontáveis municípios e povoações dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Crescente com velocidade e segurança, Parnaíba é hoje, com toda certeza, a cidade que mais cresce não apenas no Estado do Piauí, mas por toda a região nordestina, tendo como forte apoio a perseverança do seu povo bom, a obstinação dos seus homens públicos e a fertilidade do seu ambiente.

Dia do Cardiologista: cuidados com o coração deve ser prioridade dos brasileiros

Reprodução

Profissionais alertam para os cuidados com o coração e estimulam a prática de exercício físico

No dia 14 de agosto, comemora-se o Dia do Cardiologista. A data serve para valorizar esses profissionais que cuidam de um dos bens mais preciosos do ser humano e também alertar sobre os cuidados com o coração. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, são mais de 400 mil brasileiros vítimas das patologias que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos todos os anos. Por isso, é necessário que os reforços contínuos para a adoção de boas práticas relacionadas à saúde do coração, assim como idas regulares a médicos especialistas se tornam imprescindíveis à sociedade.

De acordo com o médico cardiologista Eucário Monteiro, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), todos os órgãos do corpo humano têm sua fundamental importância. O especialista reitera que “a cardiologia tem uma significância ímpar, pois ela lida com um órgão vital: o coração. Isso a faz peculiar, e eu tenho um profundo respeito pela minha profissão. No dia a dia me dedico a salvar e prolongar a vida das pessoas que chegam ao consultório”, externa, ressaltando o compromisso que assumiu com a profissão escolhida.

Com relação às orientações, o médico Eucário aponta que é necessário entender que existem as cardiopatias, que são de origem congênita, e outras doenças adquiridas. “Na imensa maioria das vezes as doenças do coração são de ordem crônica. Por exemplo: infarte agudo do miocárdio, que vem de uma cronicidade que existe no vaso”, explica. Ele acrescenta que, de modo geral, “as pessoas têm que ter o controle rígido da saúde. É necessário que sempre esteja atenta, se mantendo mais saudável no dia a dia e busque um médico cardiologista”, reforça.

O profissional complementa, também, que as doenças do coração têm sua idade. “Por exemplo, nas crianças são as cardiopatias congênitas que podem aparecer. Na adolescência tem as doenças reumáticas de origem infecciosa e também congênita. Na fase adulta já tem as doenças vasculares, entre outras. Mediante isso, o coração sempre vai ter, não importa a idade, uma condição que possa ter alguma alteração em volta dele. E isso se torna ainda evidente após a Covid-19, que causou bastante transtorno para as doenças vasculares”, observa.

Especialista recomenda exercício físico para a boa saúde do coração

As principais formas de prevenção e cuidados com o coração estão em dois eixos: alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. De acordo com o professor e coordenador do curso de Educação Física da Unifacid Wyden, Héllio Linhares, “isso ocorre porque o exercício físico auxiliará na prevenção e tratamento dessas patologias cardíacas. Nesse sentido, não apenas retirará esse indivíduo do espaço e da comodidade do repouso, como também melhorará a qualidade de vida”, garante.

Contudo, Héllio ressalta que, para as pessoas diagnosticadas com esses problemas, “é preciso ter uma verificação pelo cardiologista, pois é ele quem qualifica e classifica o tipo de cardiopatia, o que permite direcionar os exercícios”, destaca. Nesse sentido, inclui, além de verificação regular junto ao médico, que é fundamental “inserir na rotina atividades que possam surtir efeitos positivos no corpo, a exemplo de caminhadas, musculação, treinamento de força ou resistência sempre sob orientação de especialistas”, finaliza.