Sábado, Junho 27, 2026
24 C
Teresina

Programa vai investir R$ 36 milhões na construção de cisternas no semiárido; inscrições encerram dia 27 deste mês

Reprodução

O prazo para inscrever propostas no Programa Cisternas, que é executado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), encerra na terça-feira (27). As inscrições estão abertas desde o dia 13 de agosto para a seleção e contratação de entidades privadas sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho ou de produção para a implementação de 4.769 cisternas, com investimentos de mais de R$ 36,8 milhões.

Estão sendo selecionadas entidades privadas sem fins lucrativos e/ou cooperativas de trabalho ou de produção para a prestação de serviços à Secretaria da Agricultura Familiar para a implementação de tecnologias sociais de acesso à água. Serão beneficiadas famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, residentes na zona rural de municípios atingidos pela seca ou falta regular de água.

De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, o Programa de Cisternas vai auxiliar no combate a escassez de água que acomete muitas famílias na região do semiárido.

“É um projeto importante, que vai contemplar famílias em situação de vulnerabilidade na região de semiárido, onde existe uma carência muito grande de água. Então, vai possibilitar que essas famílias tenham um depósito de água para consumo humano, e vão receber a chamada cisterna de produção. Além dessa, essas famílias vão receber também o recurso do Fomento Rural para apoiar o desenvolvimento de atividades produtivas no entorno dessas cisternas”, disse o gestor.

Serão construídas cisternas em cinco territórios de desenvolvimento do estado. Ao todo, 30 municípios serão contemplados. No total, serão construídas 4.431 cisternas de 16 m³ para consumo humano e 338 cisternas de 52 m³ produção alimentar com serviço de acompanhamento familiar, que atuarão em municípios divididos em oito lotes.

Territórios e municípios que podem ser beneficiados

Chapada das Mangabeiras – Barreiras do Piauí, Currais, Morro Cabeça do Tempo, Gilbués, Redenção do Gurgueia.

Chapada Vale do Itaim – Acauã, Paulistana, Queimada Nova, Jaicós, Simões, Marcolândia e Massapê do Piauí.

Serra da Capivara – Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro do Piauí, Coronel José Dias, São João do Piauí, São Braz do Piauí, Caracol, Guaribas e Dom Inocêncio.

Vale do Canindé – Bela Vista do Piauí, Simplicio Mendes, Isaías Coelho, Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí e Oeiras.

Vale do Guaribas – Paquetá, Campo Grande do Piauí e Itainópolis.

Clique aqui para acessar o edital do Programa Cisternas

Clique aqui para acessar a plataforma SIGRP

Crianças de 7 e 8 anos ficam em estado grave por envenenamento e vizinha é presa em Parnaíba suspeita do crime

Dois meninos, de 7 e 8 anos de idade, ficaram em estado grave devido a um envenenamento na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. As crianças foram internadas nesta sexta-feira (23) e a suspeita, uma vizinha das vítimas, foi presa no fim do dia.

Conforme relato de familiares, os meninos começaram a passar mal após comerem cajus que teriam sido ofertados pela mulher. Ela foi identificada como Lucélia Maria da Conceição Silva. Não se sabe se havia a intenção de oferecer o veneno às crianças ou se a intoxicação aconteceu por acaso.

Os dois meninos estão em estado grave, entubados, mas estáveis, conforme o Hospital Nossa Senhora de Fátima. As mães das crianças informaram que animais também foram envenenados no bairro Dom Rufino, onde moram.

Após denúncia dos familiares das crianças, a Polícia Militar prendeu a mulher e ela foi levada à Central de Flagrantes de Parnaíba. Após a prisão, foram feitas buscas na casa da suspeita e apreendidos frascos que serão analisados, porque a polícia suspeita de que teriam substâncias tóxicas.

Teresina abre novas vagas de agendamento para a segunda dose da vacina contra a dengue

A Fundação Municipal de Saúde abre nesta sexta-feira (23) novas vagas de agendamento para a segunda dose da vacina contra a dengue, voltada para crianças de 10 a 14 anos. O agendamento estará disponível no site da FMS a partir das 15h. A FMS reforça que as vagas são para segunda dose, ou seja, para crianças e adolescentes que já receberam a primeira dose do imunizante. “Lembramos que a segunda dose da vacina contra a dengue deve ser aplicada com um intervalo de três meses da primeira”, diz Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

As vagas são remanescentes de pessoas que ainda não compareceram às salas de vacina, e vão contemplar também os pacientes que tomaram a primeira dose mais tardiamente. Segundo a FMs, segue em estudo novas estratégias de busca ativa para que nenhum paciente deixe de completar seu esquema vacinal.

No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina. É necessário também que seja respeitado o intervalo de 3 meses entre a primeira e segunda dose da vacina.

Pé-de-Meia: pagamento para estudantes do ensino médio começa segunda (26)

O Ministério da Educação (MEC) dará início, na segunda-feira (26), ao pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio público. O benefício de R$ 200 será pago entre 26 de agosto e 2 de setembro para alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024, com renda familiar de até meio salário mínimo.

As contas dos novos beneficiários foram abertas pela Caixa Econômica Federal. No entanto, os estudantes só receberão os pagamentos após sua inclusão oficial no programa, o que significa que não terão direito a receber retroativamente as parcelas anteriores do Pé-de-Meia. 

Para os alunos já participantes do programa, a quinta parcela será paga no mesmo período, de acordo com o mês de aniversário de cada beneficiário. O pagamento atual é referente à frequência escolar do mês de maio.

Janeiro e fevereiro: 26/8

Março e abril: 27/8

Maio e junho: 28/8

Julho e agosto: 29/8

Setembro e outubro: 30/8

Novembro e dezembro: 2/9

O calendário de pagamentos para ambos os grupos está definido até o final de 2024. Além disso, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão incluídos na poupança do ensino médio a partir de setembro, seguindo o calendário letivo específico dessa modalidade.

O programa Pé-de-Meia, instituído pela Lei nº 14.818/2024, tem como objetivo promover a permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio público, visando democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social.

Para continuar recebendo os benefícios do Pé-de-Meia, os estudantes precisam manter uma frequência mínima de 80% nas aulas de cada mês. Caso esse requisito não seja cumprido, o pagamento referente ao período será suspenso. O pagamento será retomado apenas quando o estudante atingir novamente o patamar exigido de assiduidade. Os dados de frequência podem ser consultados diretamente na secretaria da escola.

O programa Pé-de-Meia prevê um incentivo mensal de R$ 200 por frequência regular, além de um depósito adicional de R$ 1.000 ao final de cada ano letivo concluído com aprovação. Os valores são depositados em uma conta poupança aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal e só podem ser sacados após a formatura no ensino médio.

Para estudantes menores de idade, a movimentação da conta, incluindo saques e uso do aplicativo Caixa Tem, requer o consentimento do responsável legal. Este consentimento pode ser realizado pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência da Caixa. Para alunos maiores de 18 anos, a conta estará desbloqueada automaticamente para utilização.

Rafael Fonteles comemora obras em educação, mobilidade e turismo sustentável em Parnaíba

REPRODUÇÃO

O governador Rafael Fonteles autorizou a realização de diversas obras para Parnaíba nas áreas de mobilidade urbana e turismo sustentável. Além disso, anunciou que o Orçamento Participativo (OPA) vai aplicar R$ 10 milhões no próximo ano na cidade.

“Autorizamos recentemente obras importantes, como o investimento de R$ 20 milhões em asfaltamento urbano para praticamente todos os bairros de Parnaíba, que serão executados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Uma obra importante, que será executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), é a urbanização da Lagoa do Bebedouro, importantíssima para Parnaíba, que já é um cartão-postal e que ficará ainda mais bonita, com um investimento de R$ 5 milhões”, explica o governador.

Além disso, Rafael ressaltou que a população da cidade votou e escolheu suas obras prioritárias para que o governo execute no próximo ano. “Serão R$ 10 milhões aplicados em obras que foram escolhidas pela própria população da cidade por meio do OPA”, afirma Fonteles.

Na educação, o governador comemora os investimentos. “Estamos com sete obras em execução em várias escolas, como o Ceti Cândido Oliveira, no Ceti Senador Chagas Rodrigues, que inclusive a gente já esteve visitando, a sede da primeira Gerência Regional de Educação (GRE), na Unidade Escolar Ozias Correia, no Ceti Polivalente Lima Rebelo, no Ceti Janete Souza, e no Epaminondas Castelo Branco. Estamos muito felizes e compartilhando essa alegria com o povo de Parnaíba”, enfatiza o gestor.

Dorival Jr convoca seleção para Eliminatórias

O técnico Dorival Jr convocou nesta sexta-feira (23) a seleção brasileira para os jogos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.

O Brasil é o sexto colocado, com sete pontos e apenas duas vitórias. A partida contra o Equador será no dia 6 (sexta-feira), enquanto o confronto com os paraguaios no dia 10 (terça-feira).

Os jogadores se apresentam no dia 2 de setembro (segunda-feira), em Curitiba. A cidade receberá o duelo contra os equatorianos.

Veja os convocados
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)
Laterais: Danilo, Ian Couto, Guilhereme Arana, WendelZagueiros: Beraldo, Militão, G. Magalhães, MarquinhosMeio-campistas: André, B. Guimarães, Gerson, João Gomes, Paquetá, Rodrygo
Atacantes: Endrick, Estêvão, L. Henrique, Pedro, Savinho, Vini Jr.

Da Redação

É neste sábado! Tudo o que você precisa saber para participar do McDia Feliz

A maior corrente do McDonald ‘s está chegando: o McDia Feliz 2024. A principal campanha solidária da marca em prol da saúde e educação de crianças e jovens, acontece no sábado, 24 de agosto.

Na data, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac, exceto alguns impostos, será revertida para o Instituto Ronald McDonald e para o Instituto Ayrton Senna. E esse grande bloco do bem conta com a Ivete Sangalo como embaixadora da campanha deste ano.

Esta edição também promete ser ainda mais especial, já que uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$1 de cada sanduíche) será destinada para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados, administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuam com a recuperação do estado.
É muito fácil fazer parte do bloco do bem: no dia da campanha, basta adquirir um sanduíche Big Mac em qualquer canal de atendimento dos restaurantes McDonald ‘s participantes, seja pelo Peça e Retire, Drive-Thru, balcão e totens de autoatendimento.

Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald ‘s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988 e, desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz. https://www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz

Rafael Fonteles defende desburocratização e reforço da infraestrutura durante Convenção Lojista do Piauí

O governador Rafael Fonteles defendeu que é preciso garantir um ambiente propício para que os empreendedores possam crescer, a exemplo do processo de desburocratização e de investimentos em infraestrutura. A fala do gestor foi durante a abertura da 28ª edição da Convenção Lojista do Piauí, nesta sexta-feira (23), em um shopping da zona leste de Teresina. 

Rafael Fonteles explica que Teresina tem uma vocação natural para o comércio. Além disso, o governador explicou que o processo de industrialização, por meio de energias limpas e a produção de hidrogênio verde, potencializa esse processo.

“Temos o esforço para melhorar o ambiente de negócio no Piauí em várias vertentes. Queremos que empresários e empreendedores possam prosperar e gerar emprego e renda. A atividade do comércio é bastante diversificada, pulverizada, com milhares de empreendedores, então, o que nos cabe é exatamente melhorar isso com a infraestrutura, a segurança, a desburocratização dos processos de licenciamento e também o apoio, muitas vezes com o crédito, no caso do micro e pequeno empreendedor”, considera o gestor.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.51.37 (2).jpeg

Sávio Normando, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), conta que o evento promove a troca de conhecimentos por meio de uma programação diversificada. “O sucesso das nossas convenções se deve ao fato de que sempre buscamos trazer pessoas, palestrantes, convidados que possam trazer informações e conhecimentos para os que participam”, analisa o representante.

O evento conta com a participação de economistas, empresários e personalidades afins ao comércio e varejo.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.51.34 (2).jpeg

Sobre o evento

A 28ª Convenção Lojista do Piauí é uma realização da FCDL Piauí e da CDL de Teresina, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE); Sebrae, Sesi e Senai. O ciclo de palestras envolve cenários econômicos, inteligência artificial, gestão de pessoas e clientes, transformação pessoal, empreendedorismo e histórias de sucesso.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 11.51.40 (1).jpeg

Entre os palestrantes desta edição do evento estão: Maria Alice Medina, empreendedora e autora do livro “Do Rock a Compostela”; Gilmar Mendes, economista e pesquisador da Fundação Dom Cabral; Rafael Kiso, fundador da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil; Mana e Dane Holanda, fundadora e conselheira, respectivamente, do shopping atacadista Maraponga Mart Moda, que tem sede no Ceará; Cora Rónai, pioneira do jornalismo de tecnologia no Brasil; e Paulo Pedó, diretor-geral da Melissa na Grendene.

Suspeito de envolvimento em assassinato de empresário piauiense é preso no Ceará

Na tarde desta quinta-feira (22), a Polícia Civil do Ceará prendeu um suspeito de 20 anos, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, em conexão com a morte do empresário piauiense Aldete Saldanha, de 58 anos. O suspeito, que possui um histórico criminal que inclui tráfico de drogas, estelionato, receptação e crimes contra o estatuto do torcedor, está sendo investigado pela 4ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Aldete Saldanha foi assassinado em Fortaleza enquanto estava em um veículo com dois amigos. O ataque ocorreu quando o carro entrou em uma rua no bairro Moura Brasil, onde o empresário foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local. As duas outras pessoas no veículo não foram feridas.

O empresário estava em Fortaleza para participar de uma feira automotiva. Após o crime, seu corpo foi levado para Teresina na madrugada desta sexta-feira (23), e o velório foi realizado com a presença de familiares. O caso continua sob investigação pela Polícia Civil do Ceará.

Confira a nota da Polícia Civil do Ceará:

Diligências ininterruptas de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram, na tarde dessa quinta-feira (22), na prisão em flagrante de um suspeito de envolvimento em um homicídio, registrado na noite dessa quarta-feira (21), que vitimou um turista do Piauí, de 58 anos, no bairro Moura Brasil – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A captura ocorreu no bairro São Gerardo (AIS 4). Um outro homem também foi preso em posse de uma pistola e munições, no bairro Álvaro Weyne. As investigações estão a cargo da 4ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Conforme apuração, o suspeito, de 20 anos, que já possui passagens por tráfico de drogas, estelionato, receptação e crime contra o estatuto do torcedor, é apontado como um dos autores do crime. Ele foi localizado no bairro São Gerardo (AIS 4) e conduzido para a sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante por homicídio. As diligências contaram com o auxílio de policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/PC-CE) e do Departamento de Inteligência (DIP), além de profissionais da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Inauguração da obra de rebaixamento da João XXIII é adiada para setembro; saiba o motivo

A inauguração da obra de rebaixamento da Avenida João XXIII, que estava marcada para a próxima terça-feira (27), foi adiada para o dia 3 de setembro. De acordo com Ribamar Bastos, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a alteração da data ocorreu em função de um pedido da bancada federal do Piauí.

O QUE ACONTECEU

Os parlamentares alegaram a necessidade de concentrar esforços em votações na Câmara dos Deputados, o que inviabilizou a presença deles na data inicialmente prevista.

SOBRE A OBRA

Localizada na zona leste de Teresina, a obra teve início em 2022 e está orçada em R$ 46 milhões. Os recursos foram obtidos por meio de emendas parlamentares e do Governo Federal. Em abril deste ano, os ministros Renan Filho e Wellington Dias visitaram o local, onde discutiram o andamento da obra e outras intervenções em andamento.

A obra, que está sendo executada pelo DNIT, vinculado ao Ministério dos Transportes, inclui duas pistas de cada lado, com acostamento e canteiro central. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de rebaixamento e concretagem. O novo túnel visa melhorar a fluidez do trânsito na região, especialmente no sentido Teresina-Altos.