Sexta-feira, Junho 26, 2026
28.5 C
Teresina

IBGE: Piauí chega 3.375 milhões de habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (29) que o Piauí tem uma população de 3.375.646 habitantes, com 1,59% da população brasileira.

De acordo com o IBGE,  Teresina segue sendo a cidade do Piauí com maior número de habitantes, com 902.644, seguido por Parnaíba, com 169.552 habitantes. As duas cidades  equivalem a 31,76% da população do estado.

Já a cidade piauiense com menos habitante é Miguel Leão, com 1.352 habitantes.

Da Redação

Garoto de 13 anos é amarrado e vítima de estupro ao retornar da escola na zona Sul de Teresina

Um homem de aproximadamente 50 anos foi preso, suspeito de estuprar um garoto de apenas 13 anos que voltava da escola. O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (29) no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. De acordo com o tenente coronel Audivan Nunes, comandante do Batalhão RONE, além de sofrer a violência sexual, o adolescente ainda teria sido amarrado. Após entrar em luta corporal contra o suspeito, o menino conseguiu se soltar e correu até a casa para pedir ajuda à mãe.

“Ele nega, mas a criança afirma e conta detalhes, então o delegado vai pedir o exame para saber dese houve conjunção carnal. Independente disso, houve o ato libidinoso que já configura estupro”, afirmou o coronel Audivan. O suspeito mora a uma rua de distância da casa da vítima e ainda tentou fugir, mas foi capturado por policiais militares do 6º Batalhão. “Ele já tinha pego uma mochila com roupa, tentando empreender fuga. Mas a polícia conseguiu identificar e capturar e a criança reconheceu e ele está sendo autuado na Central de Flagrantes”, destacou o coronel.

(Fonte:cidadeverde.com)

ZPE de Parnaíba receberá investimento de R$ 150 milhões com a chegada de quatro empresas

Quatro indústrias devem se instalar em breve na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. São empresas especializadas em beneficiamento de mel e castanha de caju, fabricação de cosméticos e montagem de tratores agrícolas. As obras para instalação se iniciam este ano ainda, com investimento previsto em R$ 150 milhões. Além desses quatro empreendimentos, existem negociações em andamento para a chegada de mais indústrias, o que levou a ZPE a aumentar sua área em 311 hectares.

As novas indústrias Arrey Foods (beneficiamento de castanha de caju), Via Natural (beneficiamento de mel), Sadin Tratores (montadora de tratores agrícolas) e Pratic Hair (fábrica de cosméticos), devem gerar cerca de 250 postos de trabalho diretos. A autorização para instalação ocorreu em julho de 2023 e foi dada pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão deliberativo presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Atualmente, elas estão em fase de emissão de licenças e elaboração dos projetos industriais e arquitetônicos. “Estamos em discussão com as empresas para que as obras iniciem em breve, ainda neste ano”, disse Álvaro Nolleto, presidente da ZPE de Parnaíba.

As novas empresas se juntarão às duas que já estão em funcionamento na ZPE: Agrocera e Ecopellets. A primeira é especialista na produção de cera de carnaúba e já trabalha, inclusive, para expandir sua planta industrial e capacidade produtiva. A segunda, Ecopellets, é voltada para a produção de madeira ecológica a partir de resíduos vegetais. Atualmente, as duas indústrias e as startups piauienses pertencentes ao Tech Export Hub empregam mais de 200 trabalhadores, de forma direta, na ZPE Piauí.

Ampliação

O Governo do Estado doou, após autorização da Assembleia Legislativa, um terreno de 311 hectares para que a ZPE possa ampliar sua área. O líder da bancada do Governo na Alepi, deputado dr. Vinícius (PT), destacou a relevância da expansão. “A ampliação permitirá a instalação de novas indústrias na região. A ZPE já está em operação, com exportações sendo realizadas a partir do estado. A expansão está alinhada com a construção do porto de Luís Correia”.

Mais indústrias

Novas indústrias estão em negociação para se instalarem na ZPE de Parnaíba. “Atualmente, nove projetos já foram enviados e estão em análise na Secretaria Executiva do CZPE, no MDIC. Temos, ainda, outros sete projetos em fase de elaboração para enviarmos ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. O fluxo não parou. Seguimos sempre em busca de novas empresas para a nossa ZPE”, frisou Álvaro Nolleto.

STF nega desistência de ação do PSDB para anular eleição de Severo Eulálio na Alepi

O Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o pedido de desistência do diretório nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que pedia a anulação da ação que questionava a legitimidade da eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O documento foi assinado pelo relator do caso, o ministro Nunes Marques.

O PSDB havia protocolado uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando os dispostos das Constituições do Piauí e da Paraíba que permitiram a antecipação em dois anos da eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora das Assembleias Legislativas desses estados. No Piauí, a eleição aconteceu em fevereiro de 2023 e elegeu, além do atual presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), o também deputado Severo Eulálio (MDB) para o biênio 2025-2026.

Conforme o documento, o ministro Nunes Marques julgou ser improcedente o pedido de anulação da ADI protocolado pelo PSDB, ressaltando a repercussão do tema e os personagens envolvidos.

“Ante a relevância e a repercussão social da matéria, cumpre providenciar a manutenção das autoridades envolvidas, com vistas ao julgamento definitivo”, diz trecho da decisão.

Diante disso, o STF acionou o rito do art. 12 da Lei n. 9.868, de 10 de novembro de 1999, pedindo um parecer da Assembleia Legislativa do Piauí em relação a votação dos dois biênios em fevereiro de 2023, bem como mais informações que possam embasar a ação movida.

Presidente se manifesta

Em entrevista ao PortalODia.com, o deputado Franzé Silva informou que ainda não havia tomado conhecimento da decisão do STF. Ele destacou que as eleições foram realizadas em consentimento pelos partidos políticos, culminando na escolha do deputado Severo Eulálio para o próximo biênio.

“Ainda não chegou a mim essa solicitação do STF, mas nós iremos nos posicionar que foi uma questão consensual da Casa, diferentemente de outros estados que houve litígio, aqui não houve litígio, foi uma questão consensual. Caso o STF venha a definir por uma nova eleição, que nós não teremos dúvidas, nós temos um acordo, harmonia dentro da Casa, que será uma pessoa indicada pelo MDB e essa pessoa é o deputado Severo Filho”, disse.

Entenda o caso

Na ADI movida pelo PSDB, a agremiação afirmou que os dispositivos que permitiram duas eleições na mesma data violaram os princípios democrático e republicanos ao comprometerem a contemporaneidade das eleições e o dever de fiscalização e avaliação dos deputados estaduais pelos seus pares.

Diante disso, o PSDB havia pedido a suspensão dos dispositivos e a suspensão dos resultados das eleições para as Mesas Diretoras para o segundo biênio da legislatura de 2023-2026 das Assembleias Legislativas do Piauí e da Paraíba.

Entretanto, em maio deste ano, a legenda voltou atrás. No documento, o PSDB informou que não teria mais interesse na demanda e, dessa forma, peticionou a desistência da ação que questionava no STF a eleição antecipada do deputado Severo Eulálio (MDB) para a presidência da Alepi. Contudo, o STF indeferiu o pedido de desistência e agora o processo deve continuar a seguir seus trâmites legais.

Indústria de biocombustível será instalada no Piauí gerando mais de 2 mil empregos

O Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Codin) aprovou, a deliberação de incentivos fiscais para instalação de uma indústria do ramo de produção de energia e biocombustível no município de Sebastião Leal, no sudoeste do Piauí, nesta quarta-feira (28). Os incentivos irão possibilitar investimentos no estado no valor de R$ 955 milhões de reais, gerando cerca de 200 empregos diretos e 2.000 indiretos.

Conforme o diretor de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Ulysses Moraes, a concessão dos incentivos fiscais para instalação de indústrias impulsionam diretamente o desenvolvimento socioeconômico do Piauí.

“Através dos grandes investimentos realizados por essas empresas, cria-se uma cadeia de benefícios, que vai do aumento da geração de empregos e renda ao fortalecimento das economias locais, estimulando o crescimento do estado”, completa o diretor.

Na reunião estiveram as superintendentes de Planejamento e Orçamento Estadual e de Receita da Seplan, Adrianne Arruda e Graça Moreira, a diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações Empresariais da Investe Piauí, Laura Aquino e demais representantes dos órgãos e instituições integrantes do conselho.

Quadrilha usava ateliê de costura para lavar dinheiro do tráfico em Parnaíba

Polícia Civil do Piauí realizou nesta quarta-feira (29), em Parnaíba, uma operação contra uma quadrilha que, segundo as investigações, usava um ateliê de costura como fachada para lavar dinheiro do tráfico de drogas. Com infformações do repórter Carlos Mesquita.

PRISÕES E APREENSÕES

Até o momento, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e três mandados de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico. Duas mulheres foram conduzidas à delegacia e serão encaminhadas para a penitenciária para receber tornozeleiras eletrônicas. Uma delas está grávida de 7 meses.

10 MESES DE INVESTIGAÇÃO

As prisões ocorreram nos bairros Planalto Montserrat e João XXIII, onde há um elevado número de homicídios, principalmente relacionados a brigas entre facções pelo controle do tráfico de drogas. O delegado Aslan Magalhães, que está conduzindo a ação, declarou que a operação é resultado de uma investigação já que dura cerca de 10 meses. 

“Os principais alvos utilizavam um ateliê de costura para lavar o dinheiro do tráfico de drogas. Durante a investigação, foi constatada a autoria de um homicídio em Parnaíba. Entre as pessoas conduzidas à polícia, temos mulheres envolvidas nessa organização criminosa, e uma delas está gestante de 7 meses”, comentou.

Avenida Raul Lopes será interditada para a realização da Copa de Ciclismo

Motoristas e a população em geral devem ficar atentos neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Durante esse período, a Avenida Raul Lopes e algumas vias serão interditadas nas zonas Leste e Norte por conta do percurso para a realização da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2024. A concentração para largada dos atletas de ciclismo acontece nessa sexta-feira (30), a partir das 13h, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, na zona Leste.

NA SEXTA-FEIRA

percurso da competição Contra Relógio que acontece nessa sexta-feira (30), com início previsto para às 13h e encerramento às 18h, será na Avenida Raul Lopes, nos dois sentidos, partindo da Ponte Estaiada até a rotatória do edifício Euro Business, retornando em frente ao Parque Meus Filhos até a chegada final embaixo da Ponte Estaiada. 

Avenida Raul Lopes será interditada para a realização da Copa de Ciclismo - Imagem 1

Sendo a Avenida Raul Lopes interditada nos dois sentidos no horário da competição, estando liberada somente o sentido Sul/Norte, após o encerramento da prova no período da noite nessa sexta-feira, permanecendo interditada a via do lado do rio, sentido Norte/Sul por conta do equipamento montado e das atrações do evento.

NO SÁBADO

prova de Resistência acontece no sábado (31) a partir das 6h da manhã com interdição total nos dois sentidos da avenida Raul Lopes com largada prevista para ocorrer às 8h e o encerramento às 17h, com liberação parcial da via no início da noite, somente no sentido Sul/Norte. 

O percurso da competição de Resistência será na Avenida Raul Lopes, uma pequena parte da Avenida Rio Poty, cruzando com a Ponte Estaiada e seguindo pela Avenida Alameda Parnaíba até a esquina com a Rua Dezenove de Novembro, na zona Norte, onde retorna e cruza novamente a Ponte Estaiada, na zona Leste.

Avenida Raul Lopes será interditada para a realização da Copa de Ciclismo - Imagem 2

DOMINGO

No domingo (1º) acontece a Prova de Circuito, com interdição total da Avenida Raul Lopes nos dois sentidos a partir das 6h da manhã, com encerramento previsto para ocorrer às 12h, sendo liberada somente o sentido Sul/Norte da via aos condutores. O percurso será o mesmo da prova de Resistência.  

SOBRE A COPA DE CICLISMO

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2024 é um evento nacional realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), revezando em cada ano em um estado diferente do Norte e Nordeste do país, em parceria com a entidade estadual que representa a cidade sede do evento. 

Conforme os organizadores, são mais de mil pessoas envolvidas diretamente no evento, entre atletas, dirigentes, comissários e auxiliares e staff. A previsão é que na segunda-feira (2) pela manhã a Avenida Raul Lopes esteja totalmente liberada ao tráfego de veículos na zona Leste da Capital, após a desmontagem dos equipamentos do evento.

Água Branca: Júnior Ribeiro comanda grande caminhada pelas ruas da cidade

O candidato a Prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, realizou uma grande caminhada no dia 28 de agosto, com a concentração na praça da Igreja Matriz, a partir das 14h. Ele fez um pedido aos participantes para que todos usassem camisas amarelas, para inundar Água Branca com a onda do amarelo.

A caminha teve a participação do Governador do Piauí, Rafael Fontelles. “Contamos com o apoio de um governo de excelência em nosso estado para mais melhorias em Água Branca.” Disse Júnio Ribeiro.

Durante a caminhada, o candidato Júnior Ribeiro agradeceu o governador Rafael Fonteles pelo carinho, apoio e por sempre ajudar Água Branca. “Nossa Caminhada foi top demais, ao lado dos nosso governador, do nosso time de candidatos, lideranças e do nosso povo maravilhoso, que acredita na nossa gestão e ama Água Branca!” Comentou Júnior.

Mulher é condenada a 19 anos de prisão por matar a esposa do seu amante

Samila Alves Andrade foi condenada a 19 anos e três meses de prisão pelo assassinato de Domingas Maria Lázaro da Silva. O juiz José Eduardo Couto de Oliveira determinou essa pena considerando que o crime foi duplamente qualificado por motivo torpe e pelo uso de recursos que dificultaram a defesa da vítima.

O homicídio ocorreu em 8 de janeiro de 2018, na frente da casa de Domingas, em União, Piauí. Samila foi até lá, chamou a vítima para uma conversa, que rapidamente evoluiu para uma discussão e luta corporal. Durante essa briga, Samila usou um spray de pimenta para imobilizar Domingas e, em seguida, a atacou com uma faca, causando sua morte.

Após o crime, Samila fugiu, mas foi presa pela Polícia Militar pouco depois. Durante o inquérito, ela confessou o crime e detalhou que se preparou para o ataque, incluindo a fabricação do spray de pimenta. Embora ela tenha alegado que sua intenção não era matar Domingas, mas apenas conversar devido a uma suposta perseguição, a evidência mostrava o contrário.

A pena foi ajustada em 1/6 devido ao reconhecimento do Conselho de Sentença de que o recurso utilizado dificultou a defesa da vítima. A decisão judicial ressaltou que, apesar de Samila ter confessado o crime, a confissão não foi considerada atenuante porque, inicialmente, ela negou a autoria durante o julgamento e exerceu o direito de permanecer em silêncio.

Após sua prisão, Samila foi solta em abril de 2020 e aguardava o julgamento em liberdade até a condenação final.

Lei Aldir Blanc: PF cumpre mandados contra desvio de recursos e favorecimento em editais no Piauí

A Polícia Federal do Piauí deflagrou, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Front Stage, que investiga agentes públicos e pessoas jurídicas agraciadas em editais culturais, promovidos em 2020 pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, e custeados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Os investigados são suspeitos de crimes contra Administração Pública e crimes de lavagem de dinheiro, resultantes de favorecimento nos editais.

Cerca de 25 policiais federais e dois auditores da CGU/PI foram mobilizados para cumprir seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Floriano, a 244 km da capital. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As investigações tiveram início a partir de denúncia. A PF e pela CGU identificaram, então, vínculos e transações financeiras entre as pessoas jurídicas supostamente favorecidas e agentes públicos da Secretaria. Um dos envolvidos, segundo a PF, apresentou evolução patrimonial incompatível com os seus rendimentos em período posterior à realização dos mencionados editais culturais.

(Fonte:G1)