Uma densa fumaça, oriunda de um incêndio na BR-343, entre Teresina e Floriano, no sul do Estado, causou uma colisão leve entre dois veículos por volta das 10h30 ontem segunda-feira, 2 de setembro. Segundo informações do 5º Grupamento de Bombeiros Militares de Floriano, o incêndio foi de grandes proporções e atingiu a vegetação próximo à localidade L-3, a 15 quilômetros de Floriano. A fumaça se espalhou pela pista, reduzindo a visibilidade dos motoristas e resultando na colisão leve, que não deixou feridos.
O capitão Lucas Xavier, responsável pelo grupamento, chamou a atenção para o perigo que as queimadas trazem, que vão desde prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, como também para a segurança no tráfego, já que a densa fumaça reduz a visibilidade na estrada. Ele informou, ainda, que duas equipes foram deslocadas para o local, com uma viatura ABT (caminhão com jato de água) e uma picape, totalizando seis bombeiros, que estão realizando o resfriamento da área e prestando assistência aos envolvidos no acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está presente para organizar o trânsito na BR-343.
“Aguardamos mais detalhes do nosso Oficial de Comando, que está auxiliando na ocorrência. O que sabemos é que a colisão não foi grave e, felizmente, não houve vítimas, apenas danos materiais nos dois veículos. A PRF está reorganizando o trânsito enquanto nossas equipes combatem as chamas na vegetação e auxiliam os passageiros dos veículos. Não temos informações detalhadas sobre o tipo de veículos ou o número de pessoas envolvidas, mas o incêndio está sendo controlado”, relatou o capitão Xavier.
O 5º GBM acrescentou que o incêndio teve origem em uma propriedade privada e se espalhou para a faixa de domínio da rodovia, afetando a visibilidade na pista. A PRF inicialmente interditou a rodovia, mas o tráfego já foi liberado.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) definiram, durante reunião realizada ontem segunda-feira (2), uma parceria padronizar os alertas sobre possíveis riscos que a população piauiense pode enfrentar durante o período seco do B-R-Ó-BRÓ.
Com a previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar para o estado nos próximos meses, a diretora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca a importância da atuação conjunta entre os dois órgãos para reforçar o sistema de alerta e ampliar a capacidade de prevenção a eventuais situações.
“A vigilância precisa estar alerta em relação ao que pode acontecer em termos ambientais, desde a onda de calor até as queimadas. O objetivo é alertarmos os municípios onde podem ocorrer esses eventos e quais são as possíveis doenças e agravos que a comunidade pode adquirir”, disse a técnica da Sesapi.
Entre as ações está a troca de informações e padronização dos alertas. “Temos um objetivo comum, que é o protocolo em defesa da vida. Essa unificação dos alertas vai nos possibilitar uma atuação mais humanizada e assertiva”, conclui Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec.
O delegado-geral Luccy Keiko divulgou Ofício Circular nº 82/2024/PC-PI de convocação dos policiais civis para cadastro e preenchimento de questionário de Avalições Biopsicossociais do Projeto Cuidar para Proteger, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.
Para realizar o cadastro e preenchimento do questionário, os policiais civis devem acessar o link do projeto, bem como comparecer a sede da SSP-PI, Delegacia Geral ou Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), das 8h às 12h e das 14h às 17h, dos dias 3 a 11 de setembro.
Novidades chegam de forma fixa no cardápio mostrando que a voz dos consumidores é a voz do McDonald’s
A calda de caramelo do Méqui é um ícone entre os brasileiros. Por isso, atendendo aos desejos dos apaixonados por caramelo, o McDonald’s traz de volta a calda de caramelo como opção de complemento das sobremesas nos restaurantes e com esse retorno ainda lança uma nova sobremesa: o McShake de Caramelo com Paçoca, uma maneira inédita de degustar a tradicional bebida gelada do Méqui!
“O Méqui está sempre de olho nos pedidos dos clientes e, por isso, o retorno da calda de caramelo tinha que acontecer para preencher a saudade que ficou tanto no coração dos fãs, quanto no nosso cardápio de sobremesas, quando ela partiu. Desta vez decidimos, ainda, dar um passo além e oferecer um novo sabor de McShake, mostrando que não vamos deixar os caramelo lovers na mão com ainda mais opções e combinações para aproveitar os clássicos gelados do McDonald’s”, comenta Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s no Brasil.
O lançamento contou com a invasão dos icônicos vira-latas caramelos nas redes sociais da marca, anunciando que, a partir de agora, os dois ícones se encontram no Méqui. Os que forem a qualquer restaurante do McDonald’s no Brasil e pedirem uma sobremesa, podem optar por complementá-la com calda de chocolate, morango ou, claro, caramelo.
O McShake Caramelo com Paçoca, clássico McShake de leite batido na hora, já está disponível para pré-venda no app do Méqui até 02 de setembro, e a venda geral começará em 3 de setembro em todos os restaurantes da rede.
Clientes do Pão de Açúcar contam com setor de forneria, que dispõe de sabores diversificados e experiências únicas
Teresina, agosto de 2024 – A pizza é uma iguaria tipicamente italiana que conquistou o mundo. No Brasil não é diferente, a comida conquista o paladar de quase todas as pessoas e a criatividade entra em cena quando o assunto é explorar as sensações de sabores. As possibilidades são diversas: pizzas low carb, abobrinha, as tradicionais de calabresa, frango, entre outras. O Pão de Açúcar em Teresina, inclusive, por meio de sua forneria, dispõe de amplas opções para dar um sabor ainda mais especial ao seu dia a dia.
Nas lojas do supermercado, localizadas na avenida Dom Severino e no bairro Jóquei Club, os clientes podem degustar pizzas deliciosas, sejam as que estão disponíveis de acordo com a fornada do dia ou, ainda, encomendar a sua pizza com um dia de antecedência. O gerente da loja localizada no bairro Jóquei Club, Edvar Aguiar, explica que a forneria funciona a partir de 16h. “Nesse horário já temos opções para venda em fatias e inteiras. Os clientes podem consumir na loja ou realizar encomendas”, ressalta.
Com relação aos sabores, o setor coloca à disposição as pizzas portuguesas, carne, calabresa e frango, por exemplo. O gerente Edvar explica que, “além destes, temos como diferencial as pizzas de rúcula e abobrinha”, consolidando a versatilidade da comida e o compromisso do Pão de Açúcar em buscar produtos e serviços que atendam as necessidades dos seus clientes.
Além das pizzas, o setor também oferece sopas de peixe, feijão com macarrão, carne com legumes, frango com legumes, abóbora com carne seca, creme de mandioquinha, creme de palmito e creme queijo.
Esses e outros produtos podem ser encontrados nas lojas físicas do Pão de Açúcar da loja Dom Severino e Jóquei Club, ambas localizadas na zona leste de Teresina.
próximo sábado dia 07 de setembro será realizado o batismo nas águas apartir das 14:hs na sede estadual da paz e vida no Piauí que fica localizada na rua Paissandú n° 746 quase esquina com avenida Maranhão centro de Teresina.
O batismo nas águas é a evidência de fé para aquele que crê em Deus e em seu filho Jesus Cristo, Fazer uma confissão de fé traz para o batizando a certeza e a esperança do que está escrito em Marcos 16.16 ” Quem crê e for batizado será salvo “
Então venha e se faça presente neste sábado para viver a certeza de uma nova etapa de vida em Cristo Jesus.
Se vc for através desta publicação anuncie para quem estiver na recepção que você está indo pela paz e vida do São Joaquim.
para mais informações ligue ou mande mensagem (86)99532-0269
A proposta orçamentária para 2025 (PLN 26/24) foi entregue pelo governo ao Congresso Nacional e prevê um salário mínimo de R$ 1.509, um aumento de 6,87% em relação ao atual, de R$ 1.412. O projeto prevê despesas de 2,93 trilhões com meta de déficit fiscal zero, mesma meta deste ano.
O valor do salário mínimo é uma projeção porque ainda depende da variação anual do INPC até novembro acrescido do crescimento do PIB em 2023, que foi de 2,91%.
O orçamento total previsto para o ano que vem é de R$ 5,87 trilhões, dos quais R$ 2,77 trilhões são despesas com a rolagem da dívida pública. O projeto prevê aumento real de receitas de 5,78%, mas limita o crescimento real das despesas em 2,50%. Para calcular o limite de despesas, conforme o novo arcabouço fiscal, foi considerada uma variação anualizada do IPCA de 4,23% até junho.
Grandes despesas: – Ministério da Saúde: R$ 241,6 bilhões – Ministério da Educação: R$ 200,5 bilhões – Piso de investimento: R$ 74,3 bilhões – Novo PAC: R$ 60,9 bilhões – Despesas obrigatórias: R$ 2,71 trilhões – Benefícios da Previdência: R$ 1,01 trilhão – Pessoal e encargos: R$ 416,2 bilhões – Bolsa Família: R$ 167,2 bilhões – Transferências por Repartição de Receita: R$ 558,7 bilhões – Despesas discricionárias: R$ 229,9 bilhões – Reserva para emendas parlamentares impositivas: R$ 38,9 bilhões
Como cenário econômico para 2025, foi considerado um crescimento econômico de 2,64% e inflação de 3,3%. Para a taxa de juros básica, o governo considera uma queda do atual patamar de 10,50% ao ano para 9,61%. Para o dólar, a estimativa é R$ 5,19 como média anual.
O projeto do Orçamento de 2025 vai ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento. Em seguida, será votado no Plenário do Congresso Nacional.
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 6.500.835 casos prováveis de dengue. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde contabilizam ainda 5.244 mortes confirmadas e 1.985 em investigação para a doença. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 3.201,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Os números mostram que 55% dos casos de dengue foram identificados entre mulheres e 45% entre homens. As faixas etárias que mais contabilizaram infecções pela doença são de 20 a 29 anos; de 30 a 39 anos; e de 40 a 49 anos. Já os grupos menos atingidos são crianças com menos de 1 ano; idosos com 80 anos ou mais; e crianças de 1 a 4 anos.
São Paulo lidera o ranking de estados que registraram maior número de dengue grave ou com sinais de alarme este ano, com um total de 24.825 casos. Em seguida aparecem Minas Gerais (15.101), Paraná (13.535) e Distrito Federal (10.212). Já os estados com menos casos graves ou com sinais de alarme são Roraima (3), Acre (11), Rondônia (33) e Sergipe (62).
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta segunda-feira (2) a liminar do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu no Brasil a rede social X, o antigo Twitter.Dos cinco ministros da Turma, dois já votaram a favor da medida. Além de Moraes, o ministro Flávio Dino (foto) confirmou a decisão convocando os princípios da soberania nacional e a da democracia para justificar o voto.
“O arcabouço normativo da nossa Nação exclui qualquer imposição estrangeira, e são os Tribunais do Brasil, tendo como órgão de cúpula o Supremo Tribunal Federal, que fixam a interpretação das leis aqui vigentes”, afirmou Flávio Dino no despacho.
Ainda faltam se manifestar os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A sessão virtual fica aberta até a meia-noite de hoje.
O ministro Flávio Dino destacou que não é possível uma empresa atuar no Brasil e pretender impor sua visão sobre quais regras são válidas. Além disso, afirma que os estados são responsáveis caso não previnam ou sancionem pessoas ou empresas por abusos cometidos no território nacional.
“No mundo de hoje – mediado por tecnologias de informação e comunicação – a função de concretizar direitos transita decisivamente pelo controle sobre esses novos intermediários privados. Desta maneira, estes são destinatários inafastáveis da atenção da dimensão jurisdicional do Estado Soberano”, justificou.
Ainda segundo Dino, a soberania nacional é pré-requisito para democracia. “Não há democracia sem soberania, e a ausência de soberania significa o fim da própria democracia, destroçando a cidadania e os direitos humanos, entre os quais a garantia da liberdade”, acrescentou.
Autoridade e liberdade
Outro argumento usado pelo magistrado para justificar o seu voto é o respeito à autoridade das decisões do Poder Judiciário. Segundo ele, ninguém pode obstruir a Justiça ou escolher, por conveniência pessoal, quais determinações judiciais irá ou não cumprir.
“O poder econômico e o tamanho da conta bancária não fazem nascer uma esdrúxula imunidade de jurisdição”, afirmou Dino, acrescentando que a liberdade de expressão não protege contra violações ao ordenamento jurídico.
“Não existe liberdade sem regulação, pois esta evita a morte daquela. Se todos pudessem fazer o que quisessem, da forma como quisessem, não existiriam instituições como o lar, a família, a Igreja, o Estado”, justificou.
Lucro e censura
O ministro Flávio Dino citou ainda o lucro das plataformas digitais por meio do impulsionamento de conteúdos, patrocínios, sistemas de recomendações e filtros que justificam a atividade econômica das redes sociais, o que as torna meios de comunicação, sujeitos, pela lei, ao “respeito aos valores éticos”.
O magistrado ainda questionou a denúncia de censura feita pelo dono da empresa, o multibilionário Elon Musk, lembrando que as redes sociais exercem um poder fiscalizatório por meio dos seus termos de uso.
“Mas quando o Estado exerce o mesmo poder – decorrente da Constituição e das leis – existe a absurda imputação de que se cuida de ‘censura’. Isto é, os termos de uso privados teriam mais legitimidade do que os ‘termos de uso’ emanados dos órgãos delegatários da soberania popular”, destacou.
Para Dino, é preciso que a haja uma governança digital pública em um cenário em que poucas empresas concentrem todo o poder de controle das plataformas digitais, “acarretando gravíssimos riscos de as regras serem ditadas por autocratas privados, que se esquivam de suas responsabilidades, não se importando com os riscos sistêmicos e externalidades negativas que seus negócios geram”, completou.
Caso X
O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no Brasil e não apresentou representante legal para atuar no país.
De acordo com o artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.
O governador Rafael Fonteles inaugurou e visitou, neste domingo (1º), obras de asfaltamento em Parnaíba. As ações são da Secretaria de Infraestrutura, que está investindo R$ 25 milhões em obras de mobilidade urbana em vários de bairros da cidade.
Uma das ruas que ganhou asfalto foi a São Pedro, no bairro Guarita. Ao inaugurar a obra, Rafael destacou ainda outros benefícios de mobilidade urbana e recuperação de cartões postais de Parnaíba. “São R$ 25 milhões de investimentos em asfaltamento urbano apenas pela Seinfra. Além do asfalto de altíssima qualidade, estão sendo realizadas várias obras de calçamento em todas as regiões da cidade e a recuperação de cartões postais, como as Lagoas do Portinho e do Bebedouro. É o maior conjunto de obras de história de Parnaíba”, afirmou.
Em seguida, Rafael e a comitiva visitaram as obras de asfalto da Rua São Tomé, no bairro Alto Santa Maria. “Estamos na Rua São Tomé, que recebe novo asfalto. Uma rua importante que recebe asfalto novo, de grande espessura, conectando à BR 343 com a BR 402”, destacou.
O secretário de Infraestrutura, Flávio Nogueira Júnior, que acompanhou o governador, destacou a importância da obra para Parnaíba. “A cidade estava precisando. É mais mobilidade urbana, melhorando o deslocamento das pessoas e acabando com a lama e poeira”, afirmou.
Os R$ 25 milhões que estão sendo investidos em Parnaíba incluem intervenções em várias ruas. Do total de investimentos, R$ 12.322.030,54 estão sendo destinados para 128.713,00 m² de asfalto em 30 ruas do município litorâneo.
População elogia asfaltamento
Morador da Rua São Pedro, o aposentado Romão Bispo comemorou o asfaltamento. “A obra está bem construída e chegou na hora que precisávamos. A via estava muito estragada, cheia de buracos e lama, mas agora ficou bonita. Não tem mais poeira nem lama”, afirmou.
A administradora Celsa Lima também elogiou o asfalto novo. “Antes, os buracos e a falta de calçamento dificultavam tudo. Agora, o comércio também melhorou, especialmente o Mercado da Guarita, que ficou beneficiado com a nova avenida. O acesso ao Lago do Bebedouro também ficou mais fácil”, frisou.
O governador esteve acompanhado ainda do secretário de Governo, Marcelo Noleto e do deputado estadual Felipe Sampaio.