A Escola Iporanga, de José de Freitas, localizada na região Norte do Piauí, conquistou 12 medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade realizado em Lagoa Santa-MG. Nesta temporada, a equipe piauiense concluiu o torneio na 10ª posição geral no ranking nacional.
O destaque da competição foi a atleta Maria Eduarda Alexandre, que levou para casa quatro ouros. Outra boa notícia é que os atletas Maria do Livramento Cunha e João Pedro Silva foram convocados pela a Seleção Brasileira de Base para a disputa de competição internacional na Hungria, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro.
A Escola Iporanga conta com o apoio da colchão Ônix, que tem destinado recursos e estrutura para que os atletas possam participar de grandes competições. O apoio tem sido fundamental também para o desenvolvimento do esporte no Piauí, ampliando assim a visibilidade dos atletas em nível nacional.
Para Edvan Lopes, presidente da Iporanga Canoagem, o apoio da marca foi fundamental para que a equipe pudesse chegar ao Campeonato Brasileiro e se destacar, como tem acontecido nestes últimos dois anos. “Estamos muito felizes por acreditarem em nossos sonhos e nos ajudar a realizá-los. Nossos agradecimentos a toda a equipe da Ônix. Esperamos continuar fortalecendo cada vez mais essa parceria”, enfatizou.
Canoagem: Atletas do Piauí conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro
Projeto gratuito ajuda a realizar inscrição, alteração, regularização e baixa do MEI
A iniciativa faz parte do PROJETE 2024.2 vinculado aos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Unifacid Wyden.
Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2022, aponta que o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país era equivalente a 14,6 milhões e representa um salto de 11,4% na comparação com 2021. Para melhor exemplificação, MEI é a pessoa que trabalha como pequeno empresário ou pequena empresária de forma individual e que precisa estar formalizado. Com relação às regras, para estar dentro dessa categoria é preciso ter um faturamento de, no máximo, R$ 81 mil ao ano.
Frente a esse cenário, e para atender a uma demanda tributária, econômica e social desses microempreendedores, o projeto de extensão “PROJETE” começou a desenvolver um trabalho de assessoria e consultoria com participação dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, do Unifacid Wyden, para ajudar a sociedade que está ou desejada formalizar ou encerrar seu pequeno negócio. A ação, que é totalmente gratuita para toda a população, segue até novembro de 2024.
O objetivo da iniciativa é promover a regularização de pendências fiscais, inscrição, alteração e baixa de inscrição de MEI, assim como estimular a educação financeira. “Além, também, de desenvolver um planejamento estratégico simplificado. E, assim, sanar problemas com o fisco e incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios e melhorar o ambiente social e econômico local”, explica Joélcio Braga, coordenador do curso.
O atendimento acontece dessa seguinte forma:
Segunda, de 10h às 12h;
Segunda, de 19h às 22h;
Quinta, de 10h às 12h.
Sindilojas/PI recebe Fábio Novo para segunda conversa com candidatos a prefeito de Teresina
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) realiza nesta sexta-feira (20) a segunda de uma série de conversas com os candidatos a prefeito de Teresina. O encontro contará com a participação dos lojistas da cidade e associados ao sindicato, com espaço para discussões sobre as demandas e necessidades da categoria e as propostas das candidaturas para resolução dessas pautas.
Para a segunda rodada de conversas foi convidado o deputado estadual e candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT). A conversa com o candidato ocorrerá sexta (20), a partir das 18h, no auditório localizado na sede do Sindilojas-PI, Rua Desembargador Freitas, 990 – Centro (Norte).
Polícia Civil conclui inquérito e cumpre dois mandados de prisão contra suspeitos de estelionato e associação criminosa
A Polícia Civil do Piauí concluiu, ontem quinta-feira (19), as investigações relativas ao inquérito policial que apurou a prática dos crimes de estelionato e associação criminosa, ocorridos no dia 10 de fevereiro de 2024. Dois mandados de prisão foram cumpridos contra os suspeitos dos crimes.
A ação foi realizada pela 4ª Delegacia Seccional de Teresina.
As investigações revelaram que os suspeitos C.S.A., T.P.C. e R.S.S. integravam um esquema fraudulento, no qual simulavam serem clientes de determinada empresa para, utilizando seus dados, conseguirem realizar compras de mercadorias mediante promessa de pagamento parcelado. Após retirá-las do estabelecimento, as mercadorias eram negociadas em sites de vendas e o dinheiro apurado era repartido entre os envolvidos.
A empresa somente tomava conhecimento da fraude ao realizar cobrança ao verdadeiro cliente, que negava ter realizado a compra dos produtos. O caso específico envolveu a aquisição de 20 galões de óleo lubrificante, totalizando um prejuízo de R$ 11.400 às vítimas.
Segundo o delegado Leonardo Alexandre, titular da 4ª Delegacia Seccional, durante a investigação foram coletados elementos robustos que indicam a participação dos investigados no esquema, incluindo depoimentos, extratos de transferências bancárias e até mesmo a apreensão de parte dos produtos desviados.
Foram cumpridos dois mandados de prisão: o primeiro no dia 17 de setembro, contra C.S.A., no interior do sistema prisional, indivíduo considerado o líder do esquema criminoso, com histórico de envolvimento em crimes semelhantes e tendo sido preso recentemente pela DRCI e DRACO; o segundo foi cumprido nesta quinta-feira (19), na zona norte de Teresina, contra R.S.S..
Os três investigados foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Sesapi discute o fortalecimento da política de saúde prisional no Piauí
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizou ontem quinta-feira (19), reunião do grupo condutor estadual da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), formado por municípios que possuem unidades penitenciária que aderiram e estão desenvolvendo à Política.
A reunião foi conduzida pela Gerência de Atenção Primária da Sesapi e contou com a participação da Secretaria de Justiça, Ministério Público do Piauí, Defensoria Pública e Cosems, membros do grupo. Durante o encontro, foram apresentados os resultados do monitoramento das equipes da PNAISP no estado, com atualizações sobre o andamento das atividades.
Na ocasião, também foi estabelecido um cronograma de visitas in loco às unidades prisionais, com a participação de membros do grupo condutor. Essas visitas visam fortalecer o acompanhamento das ações implementadas e assegurar a continuidade do trabalho. Além disso, foram discutidas deliberações com os órgãos responsáveis, tendo como foco principal o fortalecimento da PNAISP no Piauí.
O Grupo Condutor da PNAISP tem atribuições fundamentais para a execução da política no estado, como mobilizar os dirigentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos sistemas prisionais em cada etapa de implementação, apoiar a organização dos processos de trabalho e identificar possíveis pontos críticos, promovendo soluções em todas as fases da implantação e implementação da política. O monitoramento e a avaliação contínua do processo também fazem parte das responsabilidades do grupo, garantindo a qualidade e a efetividade da PNAISP no sistema prisional piauiense.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Virginia Pinheiro, a reunião visa à avaliação e efetivação no andamento das ações correspondentes à Política no Piauí. “O Governo do Estado e os municípios têm avançado no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família no âmbito do sistema penitenciário, de modo que essas parcerias representam um grande salto na melhoria do atendimento à saúde das pessoas em privação de liberdade”, diz.
Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira (18) que a rede social X suspenda imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores de internet CDN, Cloudflare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 milhões ao X Brasil e ao Twitter.

A determinação de manter a suspensão da rede social ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificar nesta quarta-feira a manobra que atualizou o aplicativo da plataforma X, ocorrida nas últimas 24 horas, o que possibilitou o amplo acesso dos usuários aos serviços da plataforma no país, burlando o bloqueio determinado pela justiça brasileira.
“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk [proprietário do X] –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”, escreveu o ministro Alexandre de Moraes na decisão.
Adicionalmente, o ministro ordenou que a Anatel adote, imediatamente, todas as providências necessárias à manutenção da suspensão do funcionamento do X Brasil em território nacional, determinada pela Primeira Turma da Corte. A Anatel deve, inclusive, suspender os novos acessos pelos servidores de internet identificados.
Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes estipulou o prazo de 24 horas para que a Anatel comunique ao STF quais providências foram adotadas e que medidas foram implementadas para cumprimento da decisão de bloqueio do X no país.
O ministro ainda intimou as empresas Twitter International Unlimited Company e X Brasil Internet, via edital, já que o X encerrou as atividades no Brasil e, atualmente, não tem representação legal no país. O ministro também intimou a Starlink Brazil, empresa de tecnologia também de propriedade do bilionário Elon Musk.
Entenda
Em nota à imprensa, a Anatel diz que a acessibilidade dos usuários à rede X desrespeita a decisão judicial e esclarece que teve o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare para identificar o mecanismo que permitiu o desbloqueio da plataforma. A agência reguladora ainda noticiou possíveis providências que podem ser adotadas para cessar a desobediência à ordem judicial.
“A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”, diz a nota da Anatel.
O X está bloqueado no Brasil desde o fim de agosto, após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a decisão, a suspensão vale até que a rede pague multas e indique um representante legal no país.
Polícia civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas na zona norte de Teresina
A Polícia Civil tem se destacado nas operações de combate ao tráfico de drogas, com ações efetivas que resultaram na prisão de diversos indivíduos envolvidos em atividades ilícitas. Recentemente, uma operação na zona norte de Teresina resultou na prisão de um homem em flagrante, acusado de tráfico de drogas.
Pontos Críticos da Operação
Durante a abordagem, as autoridades encontraram substâncias entorpecentes prontas para a venda, o que reforça a presença do tráfico de drogas na região. A ação da Polícia Civil não apenas desmantela redes de tráfico, mas também busca trazer segurança para a comunidade local, que frequentemente é afetada por esses crimes.
A Importância do Combate ao Tráfico
O tráfico de drogas é uma questão crítica que impacta muitas famílias e comunidades. A incidência deste tipo de crime na zona norte de Teresina acende um alerta, ressaltando a importância da vigilância constante e das operações policiais eficazes. As iniciativas tomadas pela Polícia Civil são um passo positivo para assegurar a ordem e a saúde pública, criando um ambiente mais seguro para todos.
Badespi já liberou R$ 1,8 milhão em recursos para empreendedores de Parnaíba
A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi) já contabiliza a liberação de R$ 1,8 milhão em recursos para empreendedores que atuam na cidade de Parnaíba. Os valores têm auxiliado no impulsionamento dos negócios em diversos setores e na geração de emprego e renda.
Entre as principais linhas de crédito que contemplam a cidade estão as áreas do turismo (R$ 665 mil), inovação (R$ 500 mil), rural (R$ 215 mil), Fomento Mulher (R$ 210 mil), microempresa (R$ 170 mil) e microcrédito (R$ 119 mil).
“Parnaíba tem crescido na oferta de crédito e apoio da Badespi aos empreendedores locais. Ao todo, já investimos mais de R$ 1,8 milhão em diversos setores e isso é gratificante por sabermos que estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico regional. A principal linha do município é o Fungetur, que é destinado ao turismo, com o recurso muitas empresas têm obtido financiamento, ampliando seus empreendimentos e gerando emprego e renda”, disse Fábia Caroline, gerente de Operações da Badespi.
A maioria dos empreendimentos contemplados trabalham com comércio hortifrutigranjeiro; produtos farmacêuticos; atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos; comércio de souvenires, bijuterias e artesanatos; produção de fotografias; fabricação de tapeçaria; comércio de alimentos em geral; panificação; venda de cosméticos e perfumaria; venda de flores e plantas naturais; venda de artigos de uso doméstico; comércio atacadista de artigos de cama, mesa e banho; produção de vestuário.
Mais crédito
Em pesquisa divulgada em julho, a Agência de Fomento constatou aumento de quase 200% na concessão de crédito para micro, pequenas e médias empresas no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são relativos a todo o estado. Os valores ultrapassaram R$ 12 milhões, um acréscimo de R$ 7 milhões em recursos concedidos.
A pesquisa aponta que, neste ano, 175 micro, pequenas e médias empresas foram contempladas no Piauí, atingindo um crescimento de 455% na variação de valor liberado.
Sucos naturais trazem frescor no período de altas temperaturas
Apostar em bebidas práticas e saborosas é uma alternativa para os dias de calor intenso
Em Teresina, assim como em boa parte do país, a alta temperatura predomina nos termômetros. Na capital do Piauí, o B-R-O Bró segue até dezembro e a busca por refrescância faz parte da rotina das pessoas, sobretudo buscando alternativas que sejam práticas e criativas. Os sucos naturais, por exemplo, são opções deliciosas e que garantem frescor nos dias de calor intenso. Nas lojas do Pão de Açúcar é possível encontrar uma variedade de sabores de sucos, que podem ser acompanhados por pães, bolos e outros itens da culinária.
O suco natural é aquele no qual se utiliza a fruta fresca, garantindo sabor único. As possibilidades de consumo são inúmeras, agradando os mais variados paladares à medida em que também permitem mais chances para experimentar bebidas diferentes. O suco de melancia, maracujá e laranja são tradicionais e já integram o dia a dia das pessoas. Além dessas opções, é possível fazer mesclagens que intensificam sua experiência com os sucos naturais. Associar a melancia com morango, a beterraba com laranja, cenoura com laranja e abacaxi com couve, por exemplo, é mais comum do que pode parecer e são bebidas incrivelmente saborosas. Uma curiosidade é que essa combinação permite que um dos itens já seja o açúcar natural do suco.
Todas essas opções de bebidas naturais mencionadas acima podem ser adquiridas diariamente na padaria das lojas do Pão de Açúcar localizadas na avenida Dom Severino (com atendimento de 6h às 23h), nos bairros São Cristóvão e Jockey, que funcionam de 7h às 22h.
Busca outras opções de bebidas para se refrescar no B-R-O Bró?
Tanto nas lojas do Pão de Açúcar quanto no Extra Mercado é possível encontrar uma variedade de opções de bebidas práticas para se refrescar durante as altas temperaturas. Os clientes podem adquirir água mineral, água de coco, água saborizada, limonada, chá verde, sucos integrais, refrigerantes, entre outros itens, ao ir em uma das lojas ou ao visitar o e-commerce dos supermercados: www.paodeacucar.com e www.clubeextra.com.br
Conscientização sobre doação de medula óssea: a roda de conversa da Hemopi
A doação de medula óssea é um tema que precisa ser amplamente discutido e compreendido pela sociedade. Muitas pessoas não estão cientes da importância dessa ação, que pode salvar vidas. Recentemente, a Hemopi promoveu uma roda de conversa que visou aumentar a conscientização sobre o assunto e incentivar novos cadastros de doadores.
A Roda de Conversa: Objetivos e Impacto
O evento organizado pela Hemopi foi um espaço aberto para que especialistas e doadores compartilhassem experiências e informações valiosas. Através de uma conversa franca, os participantes puderam esclarecer dúvidas e entender como funciona o processo de doação de medula. Além disso, o evento teve como foco principal incentivar o cadastro de novos doadores. Quanto mais pessoas se cadastrarem, maiores são as chances de encontrar um doador compatível para pacientes que precisam desse tratamento.
Como se Tornar um Doador de Medula Óssea
Se você quer fazer a diferença e se tornar um doador de medula óssea, o primeiro passo é procurar informações em instituições como a Hemopi. O processo de cadastro é simples e rápido, e pode ser realizado em campanhas como essa, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao tratamento necessário. Lembre-se, sua decisão pode ser crucial na luta contra doenças como leucemia e outras síndromes que afetam a medula.











