A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, anunciou uma redução de 95% na fila eletrônica de pacientes de todo o estado do Piauí que aguardavam avaliação de retina, passando de 1.500 para apenas 70 pessoas. O resultado foi alcançado graças à adesão ao programa Mais Acesso à Especialistas, do Ministério da Saúde, que acelera consultas e exames em cinco especialidades médicas, incluindo a oftalmologia.
A gerente de Regulação Ambulatorial da FMS, Lílian Luz, destacou que os pacientes estão sendo atendidos de forma integral. “Realizamos um trabalho conjunto com as clínicas de oftalmologia credenciadas ao SUS. As equipes de call center dessas unidades entraram em contato com os pacientes em fila, agendaram consultas e exames, e hoje muitos já estão passando por procedimentos como cirurgias de catarata, aplicação de injeção intravítrea e vitrectomia. O resultado é muito positivo e nossa meta é expandir para toda a área da oftalmologia geral”, afirmou.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, reforçou que esse programa tem como objetivo garantir que o atendimento especializado ocorra em até 30 a 60 dias após a primeira consulta. “Esse prazo contempla consultas, exames e encaminhamentos necessários, seja para a Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”, explicou.
Segundo Lílian Luz, a inclusão dos pacientes no programa segue critérios clínicos definidos, com base em protocolos estabelecidos. “Estamos diante de um novo modelo de gestão da atenção especializada no SUS, que beneficia tanto os pacientes quanto a rede pública e credenciada. O programa também prevê uma tabela diferenciada de pagamento, com incentivos financeiros para os procedimentos realizados conforme as diretrizes estabelecidas”, concluiu.


