O empresário Alandilson Cardoso, preso em Minas Gerais sob acusação de integração em organização criminosa e lavagem de capitais, foi transferido no último fim de semana do município de Contagem (MG) para o presídio de Altos, no Piauí. Alandilson é apontado como namorado da vereadora Tatiana Medeiros e foi alvo de investigação da Polícia Civil do Piauí.
A transferência foi autorizada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, que também responde por um processo da 98ª Zona Eleitoral, relacionado a crimes eleitorais no estado.
O empresário estava previsto para comparecer a audiências de instrução e julgamento em Teresina: a primeira, da justiça estadual, ocorreria em 2 de outubro, e as demais, da Justiça Eleitoral, estavam marcadas entre 15 e 17 de outubro. Entretanto, todas foram suspensas devido à nulidade de provas, decisão que resultou na libertação da vereadora Tatiana Medeiros, presa desde 3 de abril deste ano.
A justiça piauiense havia decretado três mandados de prisão contra Alandilson. Um deles já resultou em liberdade, após a defesa comprovar que a Polícia Civil do Piauí apresentou Relatório de Inteligência Financeira (RIF/Coaf) sem autorização judicial na fase de pré-inquérito. Atualmente, ele permanece preso para responder aos dois mandados restantes.
Se for confirmada a nulidade das provas nos demais processos, o empresário poderá solicitar novamente sua liberdade provisória.