O Piauí registrou o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol no município de Parnaíba. O paciente foi internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) um dia após outro caso similar no mesmo local, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Segundo nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Sesapi informou que os dois casos estão sendo investigados e que as circunstâncias estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde. Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas de acordo com os protocolos vigentes.
Primeiro caso na cidade
Na sexta-feira (3), um paciente de 28 anos deu entrada no HEDA com sintomas de intoxicação, como dores abdominais, visão turva e vômitos, após ingerir gin. Ele foi atendido, medicado e liberado, mas retornou ao hospital no dia seguinte devido à persistência dos sintomas, recebendo alta somente no sábado. Exames laboratoriais estão sendo realizados para confirmar ou descartar a contaminação por metanol.
Nota oficial da Sesapi
“Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sendo investigados no município de Parnaíba. Os pacientes deram entrada no HEDA — o primeiro na sexta-feira (3) e o segundo no sábado (4). Ambos receberam atendimento médico, evoluíram bem e já receberam alta hospitalar. As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias conforme os protocolos vigentes.”
As autoridades de saúde reforçam a importância de procurar atendimento médico imediato em casos de ingestão de substâncias suspeitas e alertam para os riscos do consumo de bebidas não regulamentadas.