Segunda-feira, Outubro 13, 2025
36.8 C
Teresina

Piauí ganha destaque internacional com programa de inteligência artificial nas escolas estaduais

O ensino da rede estadual do Piauí acaba de conquistar mais um reconhecimento internacional. O programa “Inteligência Artificial nas Escolas Seduc do Piauí”, que incorporou a disciplina de IA à grade curricular das escolas estaduais, foi selecionado entre os seis finalistas do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco em parceria com o Governo do Bahrein.

A cerimônia da 20ª edição da premiação será realizada nos dias 9 e 10 de outubro, na Universidade do Bahrein, em Manama.

Criado em 2005, o prêmio reconhece iniciativas inovadoras no uso da tecnologia para a educação. Em 2025, o tema escolhido foi “Preparando alunos e professores para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial”. Estar entre os finalistas coloca o Piauí ao lado de projetos de referência mundial, reforçando o pioneirismo piauiense na área.

Desde 2024, mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual cursam a disciplina obrigatória de Inteligência Artificial. A iniciativa faz parte da política de universalização das Escolas em Tempo Integral, que além de ampliar a carga horária escolar, oferece formação em áreas inovadoras como Robótica, Programação de Jogos Digitais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Related Articles