Domingo, Outubro 12, 2025
38.8 C
Teresina

Justiça libera Rio Folia 2025 e população aguarda Léo Santana e Kiko Chicabana

A Prefeitura de Rio Grande do Piauí recorreu da decisão judicial que havia cancelado os shows do evento “Rio Folia 2025” e obteve liminar favorável do desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, garantindo a realização da festa nesta sexta-feira (3) e sábado (4).

A confirmação foi feita pelo município por meio das redes sociais. Além das atrações principais, Léo Santana e Kiko Chicabana, também se apresentam Vitor Amaral, Iramar e Forró Topado, Italo Ripardo e a dupla Domingos Alves e Thesco Barbosa.

Na quinta-feira (2), a pedido do promotor de Justiça de Itaueira, Cleyton Soares da Costa e Silva, os shows haviam sido suspensos. O Ministério Público do Piauí (MPPI) questionou os gastos de R$ 910 mil com a festividade, considerando-os excessivos diante do decreto de situação de emergência do município em razão da seca.

O procedimento instaurado pelo MPPI apontou incompatibilidade entre a realização de um evento de alto custo e a crise enfrentada pela população. Para o órgão, os documentos apresentados evidenciaram “gastos desarrazoados” e “desproporcionalidade na priorização de despesas excessivas com festividades artísticas”.

Em sua decisão inicial, o juiz Mário Soares de Alencar destacou que o valor destinado às contratações poderia acarretar “grave prejuízo ao erário, prejudicando, consequentemente, a prestação de serviços públicos essenciais”.

A prefeitura, por sua vez, informou que vem realizando ações de enfrentamento à estiagem, como a distribuição de 1.200 cestas básicas e o fornecimento de água por meio de carros-pipa. A decisão judicial, no entanto, avaliou que as medidas são insuficientes para reverter o quadro crítico de emergência.

Com a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, o evento está mantido e deve movimentar a economia local durante o fim de semana.

Related Articles