Quinta-feira, Setembro 25, 2025
37.8 C
Teresina

Rafael Fonteles discute com Aneel fiscalização da energia no Piauí e projetos de hidrogênio verde

O governador Rafael Fonteles esteve em Brasília nesta quarta-feira (24) em reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Na ocasião, foi discutido o avanço do termo de cooperação técnica que delega à Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) a função de fiscalizar os serviços de distribuição de energia no estado. Também entrou na pauta a implementação da usina de hidrogênio verde no litoral piauiense.

“A Aneel vai fortalecer o trabalho de acompanhamento da prestação do serviço da distribuição de energia no Piauí. Uma demanda importantíssima para o crescimento econômico do Piauí e para a qualidade de vida do nosso povo. E, claro, os projetos industriais são muito importantes e a Aneel tem acompanhado do ponto de vista da legislação”, disse o governador.

A partir do convênio, a Agrespi passa a ter autonomia para monitorar dados e informações relativas às concessões de energia no território piauiense. A legislação permite que agências regionais possam intensificar o acompanhamento da oferta do serviço ao cidadão. O acordo foi assinado em junho, durante a Brazil Energy Conference 2025. A Agrespi passou a fazer a execução de atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no estado.

Foto: Glenio Dettmar
Foto: Glenio Dettmar

O Piauí, atualmente, produz cinco vezes mais energia do que sua capacidade de consumo. Durante missão na China há duas semanas, o governador Rafael Fonteles assinou um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa TBEA Group para desenvolver projetos estratégicos voltados à produção de hidrogênio verde e à implantação de usinas fotovoltaicas no Piauí. Rafael teve reunião também com a SPIC Energia, para discutir a ampliação dos investimentos da empresa no Piauí, onde atua desde 2024 no Complexo Solar Marangatu, no município de Brasileira, com 446 MWp de potência instalada.

Related Articles