Polícia Civil conclui inquérito e cumpre dois mandados de prisão contra suspeitos de estelionato e associação criminosa

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí concluiu, ontem quinta-feira (19), as investigações relativas ao inquérito policial que apurou a prática dos crimes de estelionato e associação criminosa, ocorridos no dia 10 de fevereiro de 2024. Dois mandados de prisão foram cumpridos contra os suspeitos dos crimes.

A ação foi realizada pela 4ª Delegacia Seccional de Teresina.

As investigações revelaram que os suspeitos C.S.A., T.P.C. e R.S.S. integravam um esquema fraudulento, no qual simulavam serem clientes de determinada empresa para, utilizando seus dados, conseguirem realizar compras de mercadorias mediante promessa de pagamento parcelado. Após retirá-las do estabelecimento, as mercadorias eram negociadas em sites de vendas e o dinheiro apurado era repartido entre os envolvidos.

A empresa somente tomava conhecimento da fraude ao realizar cobrança ao verdadeiro cliente, que negava ter realizado a compra dos produtos. O caso específico envolveu a aquisição de 20 galões de óleo lubrificante, totalizando um prejuízo de R$ 11.400 às vítimas.

Segundo o delegado Leonardo Alexandre, titular da 4ª Delegacia Seccional, durante a investigação foram coletados elementos robustos que indicam a participação dos investigados no esquema, incluindo depoimentos, extratos de transferências bancárias e até mesmo a apreensão de parte dos produtos desviados.

Foram cumpridos dois mandados de prisão: o primeiro no dia 17 de setembro, contra C.S.A., no interior do sistema prisional, indivíduo considerado o líder do esquema criminoso, com histórico de envolvimento em crimes semelhantes e tendo sido preso recentemente pela DRCI e DRACO; o segundo foi cumprido nesta quinta-feira (19), na zona norte de Teresina, contra R.S.S..

Os três investigados foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa.