Estácio realiza III Semana Acadêmica de Psicologia com foco no Setembro Amarelo


Com o objetivo de discutir temas cruciais relacionados à saúde mental, com especial ênfase na campanha do Setembro Amarelo, a Faculdade Estácio promoveu a III Semana Acadêmica de Psicologia, evento que reúne estudantes, professores e especialistas. A iniciativa reforça a valorização da vida, prevenção ao suicídio e conta com uma programação diversificada, voltada ao fortalecimento do cuidado com o bem-estar emocional.
A Semana Acadêmica oferece uma série de atividades, incluindo palestras e orientações com o intuito de fomentar discussões sobre a importância de se falar abertamente sobre saúde mental. Especialistas renomados compartilham suas experiências e conhecimentos, destacando os desafios e avanços na prevenção ao suicídio, além de estratégias de apoio e acolhimento para aqueles que enfrentam crises emocionais.
O evento reforça o papel fundamental que a psicologia desempenha na promoção da saúde mental e no combate ao estigma que ainda existe em torno do tema. As atividades realizadas incentivam a troca de experiências entre os participantes e trazem uma importante reflexão sobre a necessidade de ações de conscientização contínuas, dentro e fora da comunidade acadêmica.
Leonardo Pinheiro, acadêmico do curso de Psicologia do último período, destaca a importância de mais ações voltadas ao Setembro Amarelo, e que este tema deve ser tratado em todos os ambientes. ” Esse evento sobre a saúde mental é fundamental porque a saúde mental não deve ser falada somente no mês Setembro Amarelo. Esse é um tema relevante que deve ter uma atenção maior tanto em organizações, como em qualquer ambiente, mas infelizmente é um assunto tratado com um certo tabu, culturalmente somos embrionários diante disso e devemos tirar a poeira debaixo do tapete e falar mais sobre o assunto, pois é tocando nessas feridas que podemos falar dessa temática. O setembro amarelo precisa ser internalizado não só no curso de Psicologia, mas também, em outros cursos, porque outras temáticas acabam atravessando o tema saúde mental”, defende.
A professora de processos psicológicos básicos, Débora Oliveira destaca a receptividade positiva dos alunos diante do evento e os temas trabalhados: “A saúde mental é uma temática que os alunos precisam saber conduzir em sua profissão, orientamos o aluno a fazer o acompanhamento porque lidar com os outros requer que também estejamos bem. A jornada acadêmica é difícil e o aluno também precisa estar com a sua saúde mental boa. Os alunos têm mostrado uma receptividade muito boa com relação ao evento e aos temas trabalhados pois são temas que valem não apenas para a profissão, mas também para sua vida”, enfatizou.
A III Semana Acadêmica de Psicologia da Estácio está sendo um grande sucesso, cumprindo seu propósito de sensibilizar e informar sobre questões tão urgentes e relevantes, especialmente no cenário atual. A instituição reafirma seu compromisso com a educação e o bem-estar de seus alunos e da sociedade, seguindo com iniciativas voltadas ao cuidado e à valorização da vida.