O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Luís Correia, ofereceu denúncia contra 19 integrantes de organização criminosa, por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas que atuava no município.
Conforme o promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, um inquérito policial foi instaurado para investigar a prática de crimes por integrantes da facção no ano de 2022. As diligências colheram indícios documentais, bancários e telemáticos que fundamentaram a denúncia oferecida pelo Ministério Público. As análises policiais também identificaram um núcleo de tráfico com sede em Porto Velho e Guajará-mirim, no estado de Rondônia, que recebiam valores do núcleo de Luís Correia.
“Pela investigação, foi possível inferir que os denunciados fazem parte uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de praticar crimes de tráfico de drogas e movimentar os recursos financeiros oriundos de tal atividade (lavagem de dinheiro)”, explicou o promotor de Justiça.
Foram identificados três núcleos na atuação da organização criminosa: operacional, financeiro e de fornecedores.
Diante disso, o MPPI pediu a condenação de todos os denunciados qualificados pela prática dos crimes tipificados, além da condenação dos denunciados em indenização por dano moral coletivo, tendo em vista os malefícios e a insegurança que a atuação de uma organização criminosa causa aos moradores das cidades em que o grupo pratica os crimes.








