Quinta-feira, Novembro 21, 2024
36.8 C
Teresina

Parnaíba comemora aniversário de 180 anos

O município de Parnaíba está completando neste dia 14 de agosto de 2024 o 180 anos desde sua elevação à condição de cidade, no agora distante 1844.

Sua história, no entanto, vence fácil os 252 anos, ou mais de um quarto de milênio, com a exclusão dos índios Tremembés, seus primeiros habitantes, e a contar das charqueadas que através do vibrante comércio das carnes e sob a fulgurosa atividade de Domingos Dias, secundado por seu filho Simplício, transformaram Parnaíba em um marco histórico da economia piauiense.

Ou da secular Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, que exprime o ápice da religiosidade do povo mafrensino, no início de tudo. Afora esses importantes registros temporais, há que se destacar as ações primeiras pela independência nacional no Piauí, cuja adesão foi assinalada naquele memorável dia 19 de outubro de 1822, que resultou na grande Batalha do Jenipapo, única no Brasil no processo de separação deste país de Portugal.

Ao longo destes 180 anos tudo o que se tem visto segue à risca o termo comovente da letra do seu Hino – “progredir é o nosso lema”.

A visibilidade da sua estreita faixa litorânea, que lhe consagra como a Capital do Delta, em referência ao privilégio de servir de porta de entrada ao delta do Rio Parnaíba, soma-se uma gama de valores e peculiaridades estratégicas que contribuem para o seu progresso, alcançado de toda forma pela força empreendedora e política dos seus filhos, onde se destacam quatro ex-governadores estaduais, dois deles por dois mandatos: Chagas Rodrigues (1959-1962); Alberto Silva (1971-1975 / 1987-1991); Francisco Moraes Souza, o Mão Santa (1995-1998 / 1999-2001); e Antônio José Moraes Souza Filho (2014-2015).

Na modernidade dos tempos, eis aí a segunda maior cidade piauiense pontuando como referência em serviços de Saúde, Educação, Lazer/Entretenimento, com um comércio animado, que consagra Parnaíba com uma independência firme e valiosa, atendendo a incontáveis municípios e povoações dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Crescente com velocidade e segurança, Parnaíba é hoje, com toda certeza, a cidade que mais cresce não apenas no Estado do Piauí, mas por toda a região nordestina, tendo como forte apoio a perseverança do seu povo bom, a obstinação dos seus homens públicos e a fertilidade do seu ambiente.

Related Articles