Integrantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) realizaram, na tarde desta segunda-feira, 11 de dezembro, visita institucional à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timon, no Estado do Maranhão. Participaram da visita a coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias Criminais (Caocrim), Lenara Porto, e o promotor de Justiça José Sérvio, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Oeiras, e os servidores do Caocrim, Glauco Ventura e Conceição Cordeiro. A equipe foi recebida pela gerente geral da Apac de Timon, Cida Santos.
Os promotores do MPPI visitaram a instituição para conhecer o local e a metodologia de trabalho. O objetivo é fomentar a criação de uma unidade desse modelo no sistema prisional do Piauí.
Em março desse ano, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) firmou acordo de cooperação com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), para fomentar o apoio institucional à política pública e a disseminação da metodologia APAC junto aos membros do Ministério Público brasileiro. O propósito é promover a expansão do método APAC nos municípios do país.

A APAC é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, que visa recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa.