Sexta-feira, Outubro 18, 2024
24.8 C
Teresina

Covid-19 pode ter se originado em humanos, diz cientista chinês

Um renomado cientista chinês afirmou que a origem da Covid-19 pode ter sido em humanos, contrariando a hipótese de que o vírus tenha surgido em um mercado de Wuhan. O pesquisador afirmou que o vírus pode ter sido transmitido por um animal infectado para um trabalhador em um laboratório, que teria levado a doença para a cidade. A declaração foi feita em entrevista à rede americana CNN.

China foi duramente criticada no passado por bloquear investigações internacionais sobre as origens do vírus
11/12/2021REUTERS/Dado Ruvic

O cientista é um dos principais especialistas em doenças infecciosas da China e chefe do Departamento de Doenças Respiratórias do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da cidade de Guangzhou. Sua afirmação desafia a narrativa do governo chinês, que tem afirmado que o vírus surgiu em um mercado de Wuhan, onde animais eram vendidos vivos.

As declarações do cientista foram feitas em meio a um debate global sobre a origem da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) conduziu uma investigação sobre o assunto em Wuhan, mas seus resultados foram criticados por muitos países, incluindo os Estados Unidos, que afirmam que a China não cooperou plenamente com a investigação.

A teoria de que o vírus pode ter vazado de um laboratório tem sido levantada por muitos especialistas e políticos, mas a China tem rejeitado essa hipótese, afirmando que é infundada. No entanto, a pressão internacional sobre a China para permitir uma nova investigação sobre a origem da pandemia tem aumentado.

Embora a origem do vírus ainda seja um mistério, muitos especialistas concordam que é importante determinar sua origem para prevenir futuras pandemias. A declaração do cientista chinês pode levar a novos debates e investigações sobre a origem da Covid-19.

Related Articles