Mais de 300 filhotes de tartarugas marinhas nasceram no litoral do Piauí na semana passada, de acordo com o Instituto Tartarugas do Delta. As tartarugas são das espécies Pente e Cabeçuda, e foram registrados pelos biólogos do instituto até o momento 125 ninhos de tartarugas marinhas nas praias piauienses. Os ninhos estão localizados na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba e nas praias de Atalaia, Peito de Moça, Barro Preto, Coqueiro, Carnaubiha e Maramar em Luís Correia.
A temporada reprodutiva das tartarugas marinhas teve início em dezembro e segue até setembro, com o nascimento do último ninho. O monitoramento é realizado por biólogos voluntários, com o apoio e ajuda de moradores, pescadores, empresários, donos de bares, restaurantes e banhistas.
Segundo a coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães, o litoral do Piauí é um berçário de tartarugas marinhas e o monitoramento é essencial para a preservação da espécie. “Desovam no litoral 5 espécies de tartarugas marinhas: tartaruga de couro, de pente, de oliva, verde e cabeçuda, sendo que a tartaruga verde é a única que não está na lista ameaçada de extinção”, explicou Magalhães.
As tartarugas marinhas são animais em extinção e o monitoramento dos ninhos é fundamental para a sobrevivência da espécie. A população local e os turistas são convidados a colaborar com o monitoramento das praias e a preservação das tartarugas marinhas, evitando a captura dos animais e o tráfego de veículos nas praias.