Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
26.8 C
Teresina

EUA: Tornados matam pelo menos 26 pessoas e deixam rastro de destruição 

Dezenas de tornados atingiram o sul e o centro-oeste dos Estados Unidos nos últimos dias, deixando um rastro de destruição e matando pelo menos 26 pessoas em várias cidades grandes e pequenas. Os estados mais afetados foram Arkansas e Illinois, onde um tornado atingiu uma casa de shows onde a banda brasileira Crypto se apresentava. Além desses estados, outros seis também foram atingidos por tornados, que destruíram casas, empresas e árvores, devastando bairros inteiros.

Objetos pessoais ficam jogados após tornado danificar casa em Wynne, Arkansas, nos EUA – Foto: Reprodução/Adrian Sainz/AP

Entre as vítimas fatais, nove pessoas morreram no Tennessee, quatro em Wynne, Arkansas, três em Sullivan, Indiana e quatro em Illinois. Outras mortes foram relatadas no Alabama e no Mississippi, além de uma perto de Little Rock, Arkansas, onde mais de 2.600 prédios estavam no caminho do tornado. Os destroços se espalharam por dentro das casas danificadas e nos gramados, deixando roupas, isolamento de paredes, brinquedos, móveis lascados e uma van com janelas quebradas.

Muitos moradores ficaram apavorados e tiveram que se esconder em banheiros e outros locais seguros para sobreviver às tempestades. Ashley Macmillan, por exemplo, contou que ela, o marido e os filhos se refugiaram em um pequeno banheiro enquanto o tornado passava, “rezando e se despedindo, porque pensávamos que íamos morrer”. Embora a casa tenha sido gravemente danificada pela queda de uma árvore, eles saíram ilesos.

Equipes de emergência trabalharam arduamente para restabelecer a eletricidade e ajudar as vítimas das tempestades. Patrick Sheehan, diretor da Tennessee Emergency Management Agency, disse que a maior parte dos danos foi em casas e áreas residenciais. O prefeito de Adamsville, David Leckner, também lamentou os estragos causados pelos tornados em sua cidade.

As autoridades estão fazendo o possível para ajudar as pessoas afetadas pelas tempestades e minimizar os danos causados pelos tornados. No entanto, a tragédia já deixou marcas profundas nas comunidades afetadas e é provável que leve muito tempo para que elas se recuperem completamente.

Related Articles