Após a posse dos 27 senadores algumas legendas se tornaram ainda mais fortes dentro do senado, o que pode ajudar na composição das bancadas que serão anunciadas em breve.
O Senado é composto por 81 parlamentares, onde cada estado e o Distrito Federal possui três representantes na Casa. As bancadas são renovadas a cada 4 anos, seguindo uma forma alternada, em uma eleição são escolhidos 27 senadores, um terço do total da bancada e na eleição seguinte 54 parlamentares, duas vagas por Estado e o Distrito Federal, os outros dois terços da bancada.
Após a composição das bancadas, o PSD será a maior sigla do senado com 15 senadores, o PL segue com 12, MDB 10, PT 9, União 9, PP 9, Podemos 5, PSB 4, Republicanos 4, PDT 3, PSDB 3 e Rede 1.
Pelo Piauí, Wellington Dias se licenciou como Ministro do Desenvolvimento Social para ser empossado senador pelo Piauí. A expectativa é que e se licencie do Senado ainda hoje para voltar ao MDS e assim Jussara Lima, sua suplente irá ocupar seu posto.
Além dele Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública e Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes se licenciaram para serem empossados e até esta quinta feira (02) devem voltar aos seus cargos como ministros.