sexta-feira, maio 27, 2022

Teresina adere programa de regionalização do Turismo

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), aderiu ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que visa integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A capital foi a primeira do Polo Teresina a cadastrar as exigências, mas os municípios que desejarem participar podem realizar a inscrição até o dia 25 de fevereiro.

Para essa inclusão, a princípio, foram respondidos questionários que comprovam uma série de exigências para que o município possa ingressar com projetos no BNDES, e assim, captar recursos e garantir investimento no setor de turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro baseia-se na criação de políticas públicas e na destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor.

Entre as exigências para atendimento dos critérios, com vistas ao acesso a linhas de crédito, existe a obrigatoriedade do município de ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), e Teresina já atende a essas exigências.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Marcelo Eulálio, é de extrema importância não só para Teresina como para as cidades que compõem o Polo. “Com a captação de investimentos, com projetos claros, podemos criar um ambiente de negócios apto a promover o crescimento do turismo da nossa região, com a geração de mais emprego e renda e de impostos decorrentes da atração de mais turistas e mais riquezas para nossos turistas”, disse.

A Instância de Governança Regional do Polo Turístico de Teresina tem como objetivo auxiliar na busca de ferramentas para que cada unidade federada, região e município tenham meios para explorar da melhor maneira suas alternativas de desenvolvimento do setor de turismo. O Polo Teresina atualmente é formado pelas prefeituras de Miguel Alves, Monsenhor Gil, Santa Cruz dos Milagres e Teresina.

Must Read
Notícias Relacionadas