Centros de Saúde vão exigir uso de máscara a partir desta segunda (13)

Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Será publicado, nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial do Município, novo decreto da Prefeitura de Teresina, que orienta sobre a obrigatoriedade no uso de máscaras em centros de saúde. A medida também recomenda o uso do item em ambientes fechados, onde haja aglomeração de pessoas.

A discussão do Comitê de Operações Emergenciais (COE) sobre novas medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19 foi provocada pelo prefeito Dr. Pessoa que, preocupado com o avanço da doença, defende o retorno do uso da máscara como forma de prevenção ao vírus.

“Converso com o secretário municipal de Saúde há dias para que o COE discuta o uso da máscara em alguns ambientes fechados. Sou médico e estou observado o movimento dessa doença no mundo todo. Agora, por exemplo, há a preocupação com as aglomerações e ambientes fechados, por isso acho que a máscara deve ser usada nesses locais”, afirmou o gestor.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) de Teresina, ocorrida no dia 10 de junho, e ratificada pelo prefeito Dr. Pessoa.

O COE informou que houve aumento de 385% dos casos confirmados de Covid nos últimos dias, em Teresina, além do aumento da positividade nos testes antígenos. A Covid tem infectividade alta, porém, na capital, apesar de muitos infectados, têm poucos internados e poucos graves. A internação caiu 55% (dados de busca ativa e demanda de PCR).

A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, em Teresina, foi revogada, em 28 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19 na cidade.

O COE também recomenda à população a atualização do cartão vacinal com a terceira e quarta doses da vacina contra a Covid e ainda uso de máscara em locais de grande aglomeração.