O governador Wellington Dias participou da abertura da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura com leitura da mensagem anual do Governo do Estado, no qual fez um balanço dos investimentos e ações realizadas em 2021, especialmente as que possibilitaram o sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19. Neste sentido, as ações estiveram focadas em preservar e garantir a qualidade de vida para a população piauiense.

Wellington Dias fez uma retrospectiva das ações focadas no avanço do Piauí realizadas em todo o período que esteve à frente do Executivo, destacando que termina o mandato, este ano, entregando um estado que saiu do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de baixo para alto. “O ano de 2022 é diferente de todos os anos que vim aqui porque volto na condição de governador que encerra o mandato, mas de cabeça erguida, porque olho para traz e vejo que entregamos um Estado coerente com a minha fala de 1º de janeiro de 2003”, afirmou o gestor estadual.

O chefe do Executivo estadual destacou que uma das principais ações do Governo, em 2021, foi conduzir as ações para a defesa da vida, em vários aspectos, especialmente os socioeconômicos. “Direcionamos as decisões do Estado para a atração de investimentos e geração de empregos, mas cuidar do social foi fundamental. Com ações emergenciais, pudemos garantir o alimento imediato para cerca de 15 mil famílias em necessidade. Lançamos o Cartão PRO Social, que transfere renda para quem está fora dos programas sociais, por meio de seis parcelas de R$ 200,00. Famílias de todos os municípios do Piauí estão sendo beneficiadas”, frisou.

A mensagem trata ainda dos investimentos nas áreas da Saúde, que garantiram eficiência no enfrentamento à Covid-19, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Estado, além do direcionamento dos esforços para terminar o ano de 2021 com boa parte da população vacinada, o que possibilitou que o Piauí seja o segundo estado do País no ranking de mais pessoas com o ciclo completo de imunização.

Entre os principais pontos da mensagem estão ainda o balanço na área de infraestrutura, com as obras que foram realizadas, por meio do PRO Piauí, bem como todo o processo de adaptação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para manter as aulas de forma virtual, além das áreas de esporte, lazer e cultura, com as inovações realizadas em todo o Estado. Nas áreas de desenvolvimento econômico, destaca-se a atração de investimentos e a agricultura familiar, com programas de irrigação, distribuição de sementes e aquisição de alimentos às famílias carentes que estavam sofrendo com o impacto da Covid-19 e da crise econômica.

Dias ressaltou que o Estado segue na missão de continuar preservando a vida dos piauienses. “Avançamos com a missão de continuar preservando a vida dos piauienses, sem perder de vista nossa principal meta, que é um Estado próspero e sustentável, com um elevado índice de desenvolvimento humano”, disse.

E finalizou. “Sigo acreditando no Piauí. Podemos ter nossas diferenças, mas não podemos criar um ambiente de falta de diálogo. Só é possível avançar em alta velocidade se tivermos maturidade política e capacidade de colocar os interesses individuais ou de cada partido depois dos interesses maiores da população. Estou concluído este ano o mandato, mas enquanto vida eu tiver, estarei trabalhando pelo Piauí”, declarou Wellington Dias.

Artista piauiense

mensagem anual, com o balanço das ações do Governo do Estado de 2021 está disponível em um livro impresso enviado para todos os deputados e traz obras do artista plástico piauiense João Elyo, de apenas 12 anos. Natural de Esperantina, ele já teve obras expostas em várias cidades do Brasil e do mundo.

Em 2022, João Elyo terá sua biografia publicada em um livro e participará da exposição “Carrossel du Louvre”, no maior museu de arte do mundo, em Paris (FR).