Deputado João Madison propõe a criação do Dia Estadual do Zootecnista

O data será comemorada em 13 de maio, dia em que ocorreu a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil, em 1996.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa analisa o Projeto de Lei 91/2022, que “Institui e integra no calendário oficial de eventos do Estado do Piauí o Dia do Zootecnista”. O projeto é de autoria do deputado estadual João Madison (MDB) e estabelece que a data seja comemorada em 13 de maio de cada ano, pois foi nesta data, em 1966, em Uruguaiana (RS), que ocorreu a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil.


“Até o início do ano de 2021, segundo a Associação Brasileira do Zootecnista, o Brasil contava com 35 mil profissionais formados, 129 cursos de graduação e 21 mil alunos. No Piauí, o curso chegou em março de 2000 no campus da Universidade Estadual do Piauí, em Corrente. Depois, em 2006, foi criado na Universidade Federal em Bom Jesus e em 2012 na Uespi de Teresina, em 2016 no Instituto Federal em Paulistana e na Universidade Federal em Teresina no ano de 2020”, conta ele.


Ele afirma que no Piauí já foram formados cerca de mil profissionais e cerca de 700 estudantes estão se formando nos cinco cursos implantados no Estado. Somente em Teresina são 200 formados já atuando e mais 200 em formação. “Além desses, mais de 200 zootecnistas que atuam na Grande Teresina são egressos de Timon (MA), onde também existe um curso superior na área”, explica.


João Madison salienta que a Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão incluídos o planejamento, a economia e a administração, assim como o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo dos animais, englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral a qualidade de vida da sociedade.

ALEPI