Themístocles Filho reforça parcerias da Alepi e IFPI do Dirceu

Nesta terça-feira (7) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB) visitou o IFPI – Instituto Federal do Campus Avançado Dirceu Arcoverde, a convite da Diretora Geral do IFPI- DIRCEU- Liana Marreiro e do Reitor do IFPI- Paulo Borges da Cunha.

Durante o encontro, o deputado Themístocles Filho analisou a situação do Instituto e relembrou a implantação do Campus. “O IFPI Dirceu foi iniciativa nossa que levou à comunidade do Grande Dirceu um Campus Avançado do Instituto Federal do Piauí. Era um prédio abandonado e a Assembleia Legislativa do Piauí autorizou a doação do imóvel ao IFPI, para implantação do Campus nesta região”, disse o presidente da Alepi.

“É maior que grande parte das cidades do interior e sua população cobrava uma Universidade Federal com cursos técnicos. Mas, a nossa intenção é fazer um Campi desses na zona Norte, na zona Sul, para que os estudantes possam fazer seus cursos mais perto de casa. E queremos que esses Campi existam também no interior, pois isso representa desenvolvimento”, frisou.

O reitor do IFPI – Paulo Borges da Cunha destacou a importância da visita: “foi uma satisfação receber a visita do presidente da Assembleia, oportunidade que apresentamos projetos e mostramos a capacidade do Campus Dirceu. Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais pela melhoria na educação da população desta região, dando apoio às famílias que precisam cada vez mais de incentivo”.

Na oportunidade a diretora do Campus, Liana Marreiro, apresentou o projeto da Instituição que trata sobre a oferta de cursos na unidade transformando o Campus em uma mesorregião, o arranjo produtivo local, o desenvolvimento da economia para a produção de empregos e renda, além da responsabilidade social e ambiental daqueles que estão envolvidos no projeto. “Foi muito positivo trazê-lo para mostrar nossa realidade e o quanto precisamos de recursos para crescer! Somos pequenos em estrutura, mas grande em ações. Além das atividades de ensino, o campi desenvolve pesquisa aplicada e atividades de extensão em conformidade com os princípios e finalidades da educação profissional, em articulação com o mundo do trabalho e os arranjos produtivos locais que fomentam o empreendedorismo da região do grande Dirceu. Precisamos somar forças com precisamos de investimentos financeiros que nos possibilite essa ampliação e os níveis educacionais que tanto almejamos”, enfatizou a diretora.

O parlamentar se colocou à disposição para mediar o encaminhamento de emendas parlamentares que permitam a expansão do Campus, que atualmente oferece cursos técnicos presenciais na área de Administração e também é polo de cursos na modalidade a distância.  “Pode ter certeza que nos vamos dar, mais uma vez, a nossa parcela de contribuição. Pode ter certeza que o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio também vai ajudar, vou falar com ele, com o governador Wellington Dias e com senadores para nós colocarmos recursos para o Instituto Federal, para poder investir aqui no Campus Dirceu”, finalizou o presidente da Alepi, deputado Themistocles Filho.

ALEPÍ