Expoapi terá início neste domingo (05) e contará com série de palestras da Emater

A 70ª Expoapi, realizada no ano ano de 2021, contará com participação do Emater-PI.Reprodução

A 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que dever ser realizada nos dias 05 e 12 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, irá permitir a presença de até 5 mil pessoas no evento. O acontecimento deve movimentar R$ 40 milhões só em compra e venda de animais.

A programação se inicia na segunda-feira (06) com a presença do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI). De acordo com a instituição, a partir das 9h, será realizada a entrega de kits de irrigação para agricultores familiares e oficinas educacionais.

Na quarta-feira (08), haverá a palestra “Sistema de Produção Integrada de Alimentos – Sisteminha: Propostas de promoção da segurança e soberania alimentar para seus usuários e geração de renda”, ministrada por Luiz Guilherme, da Embrapa Cocais, no Auditório SENAR.

No dia 09, será realizada uma conferência com o tema “Avicultura no Piauí: A produção de galinha caipira, visando a importância de transferências de tecnologias, geração de empregos, renda e bem estar”, por Débora Carvalho e Miguel Ítalo, no auditório SEBRAE.

Já na sexta-feira (10) ocorrerá a palestra “Ovinocaprinocultura no Piauí: Explanação das técnicas de ovinocaprinocultura para o Estado do Piauí”. A palestra será ministrada pelos veterinários do Emater, Dr. Edilton Azevedo e Dra. Isolda Márcia Rocha, no Auditório SENAR.

No último dia de programação de palestras do Emater na Expoapi 2021, sábado (11), a palestra será sobre “Aproveitamento de água biossalina: Experiências do programa Água Doce no semiárido piauiense”, com o coordenador do Programa Água Doce, Adalberto Nascimento e do diretor técnico do Emater, André Rocha, no Auditório SEBRAE.

Durante o evento, técnicos do Emater-PI estarão presentes para orientar agricultores e produtores sobre os programas e parcerias que viabilizam o desenvolvimento da agricultura familiar no estado como crédito rural, emissão de DAP, modernização do Emater e fomento rural.

As palestras contarão com formato virtual no canal do YouTube do II Forum de Inovações Tecnológicas. Presencialmente, é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação para ingressar no parque.

FONTE: LUPA1