Detran afirma que servidor deve ser normalizado até segunda-feira (23)


Thiago Rodrigues/Lupa1

O diretor-geral do Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Antônio Torres, informou nesta quinta-feira (19) que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) será normalizado até a próxima segunda-feira (23). 

O serviço para o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) se encontra indisponível aos usuários desde a última terça-feira (10), após o desligamento do servidor que armazena os dados do órgão.

A ATI, órgão responsável pelo sistema operacional do Detran, informou através de nota, que o servidor foi desligado após apresentar parâmetros com anomalias, provocando o funcionamento irregular da ferramenta.

Confira a nota da ATI na íntegra:

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí- ATI, comunica que em execução de manutenção preventiva realizada periodicamente nos equipamentos desta Agência, identificou-se na noite da última terça-feira, 10 de agosto, no Data Center secundário, localizado na Rua 19 de Novembro, um conjunto de módulos com avaria, provocando o funcionamento do equipamento de maneira irregular.

Ao realizar uma análise mais detalhada, a equipe técnica achou por bem desligar o servidor Mainframe de maneira preventiva, considerando que a continuidade do seu uso poderia acarretar avaria maior no equipamento.

A ATI prontamente realizou a abertura de chamado com o fabricante do equipamento em caráter de urgência, para solução e continuidade dos serviços que são disponibilizados neste ambiente em alguns sistemas e serviços como os do Detran.

Ressaltamos que esta Agência irá disponibilizar boletins periódicos com informações atualizadas de tal problemática.

Em julho deste ano, o sistema já apresentava problemas, ficando também mais de uma semana fora do ar.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL