A um ano das eleições, veja quem são os possíveis pré- Candidatos ao governo do Piauí em 2022

Eleição para escolher novo governador do Piauí ocorrerá em outubro de 2022 (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

O primeiro turno das eleições está marcado para ocorrer em 2 de outubro de 2022. Daqui a um ano os piauienses irão às urnas para escolher presidente, governador, deputados e
senadores. No Piauí, alguns políticos já sinalizaram que irão concorrer ao governo do Estado. Entre eles, Silvio Mendes (PSDB), Iracema Portella (PP) e Gessy Fonseca (PSC).

Líderes do governo e da oposição seguem em busca de alianças para o pleito de 2022 que promete ser um dos mais acirrados dos últimos anos.


Veja abaixo quem são os possíveis pré-candidatos ao governo do Piauí em 2022.


Rafael Fonteles

O atual secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles é o principal nome do PT para à sucessão de Wellington Dias. O nome do coordenador do Pro Piauí é defendido por boa parte da ala petista.

Rafael Fonteles é apontado como principal candidato do PT a governador em 2022 (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)


O MDB e PSD disputam a vaga de vice-candidato na chapa do governo. Fonteles já declarou, por inúmeras vezes, que só falará sobre eleição em 2022. Nos últimos meses, o
secretário de Fazenda tem realizado inúmeras viagens e inaugurando obras através do Pro Piauí.


Silvio Mendes
O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) já confirmou que irá disputar o governo do Estado em 2022. O tucano é um dos principais nomes da oposição, atualmente liderada por Ciro Nogueira, para derrotar o pré-candidato do PT na eleição estadual.

Silvio Mendes concorrerá ao governo em 2022 (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)


“Diante de toda as reflexões e depois de uma conversa longa com Ciro, Iracema e Freitas eu resolvi colocar meu nome, sim, disponível para cuidar do Piauí e das pessoas. Meu
nome está na mesa. Esse é o primeiro passo”, declarou Silvio em 19 de agosto.


Iracema Portella
A deputada federal Iracema Portella (PP) também já confirmou que irá concorrer ao cargo de governadora do Piauí nas eleições de 2022. A parlamentar segue realizando viagens aos municípios do interior no objetivo de fortalecer seu nome na disputa estadual contra o PT.

Iracema Portella disputará, pela primeira vez, o cargo de governadora do PI(Foto: divulgação)


Iracema tem o apoio do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O Progressistas encomendou pesquisas para definir o nome do pré-candidato a governador que está entre Iracema e Silvio Mendes. O anúncio deverá ser divulgado até o final deste ano. O que se sabe é que ambos estarão juntos na mesma chapa.


Gessy Fonseca
A atual secretária de Economia Solidária da PMT, Gessy Fonseca (PSC) também disputará o cargo de governadora nas eleições de 2022. No ano passado, a empreendedora obteve mais de 50 mil votos na disputa à prefeitura de Teresina e terminou em 3º lugar no primeiro turno. No segundo turno, Gessy apoiou Dr. Pessoa (MDB).

Gessy Fonseca é vista como uma possível terceira via na disputa estadual em 2022 (Foto: divulgação)


Em junho deste ano, Fonseca relatou, em entrevista ao , que concorrerá ao Governo do Piauí a pedido da executiva nacional do PSC. “É um desejo do próprio partido uma candidatura majoritária para 2022. Já era algo que o presidente Marcondes Gadelha estava conversando comigo, é uma eleição muito polarizada, mas aceitei começar esse
projeto para 2022 e colocar meu nome ao governo para podermos iniciar os trabalhos”, disse.


João Vicente Claudino
O ex-senador João Vicente Claudino (PTB) é um dos cotados para concorrer ao Governo do Estado em 2022. Ele chegou a se reunir com membros da oposição, mas depois se isolou.

João Vicente Claudino é apontado como pré-candidato, mas não fala sobre o assunto (Foto: Moreira Mariz / Agência Senado)


Nos bastidores comentam-se que JVC poderá ser um dos nomes da terceira via, ou seja, não apoiará candidatos do PT e nem do PP, PSDB na disputa estadual.

FONTE: PORTAL AZ