O Instituto Nacional de Meteorologia voltou a emitir neste domingo (19) alerta de chuvas intensas para o estado do Piauí nas próximas horas.  Até a manhã de segunda-feira, podem ocorrer chuvas de até 30 mm/h ou até 50 mm/dia, como ventos intensos que podem chegar a até 60 km/h.

O alerta de cor amarela atinge 113 municípios, nas regiões Norte, Centro- Norte, Sudoeste e Sudeste do Piauí. 
 
Ainda de acordo com o Inmet, por causa da possibilidade de chuva, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cerrado 

O Instituto Nacional de Meteorologia também publicou neste domingo um alerta na cor laranja que atinge 19 municípios da região do Cerrado piauiense. Segundo o alerta, podem ocorrer nas próximas horas chuvas de até 60mm/h ou 100mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a até 100 km/h. 

Também há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Orientações 

Ainda no alerta, o Inmet destaca algumas orientações que devem ser seguidas em caso de fortes chuvas com rajadas de vento:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

.

Fonte: cidadeverde.com