Estudantes de Jornalismo da UFPI lançam a 6ª edição da revista digital Oxente!

Está disponível a 6ª edição da revista digital Oxente! produzida por estudantes do sétimo período do Curso de Jornalismo da UFPI. A revista resulta em uma experiência jornalística com foco em narrativas híbridas em que se misturam estéticas e gêneros. A Oxente! é uma revista de jornalismo cultural, mas o seu estilo de narrar se aproxima do jornalismo literário contemporâneo.

Com cinco edições publicadas, sendo quatro delas em janeiro, fevereiro, março e maio de 2021, e a última em abril de 2022, a revista foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Especializado II e contou com orientação da Profa. Ana Regina Rêgo. As edições anteriores podem ser acessadas pelo público, clique aqui.

Como até o momento todos os números foram desenvolvidos de forma remota, o editorial retorna ao processo de construção da primeira revista. É ressaltado, ainda, o esforço para romper com a visão tradicional de jornalismo. “Na Revista Oxente, o exercício do olhar e do narrar nos leva para outro caminho, a trilha do vivenciar a experiência narrada, do transpor pela imaginação o tempo do narrador, onde as configurações e refigurações da narrativa terminam por se encontrar ou se distanciar no círculo de interpretação que envolve os personagens entrevistados, os jornalistas narradores e o público leitor a cada imersão nas páginas da Oxente”, conta a Profa. Ana Regina Rêgo no editorial.

A 6ª edição ultrapassou o recorde da edição anterior. São 19 matérias em mais de 110 páginas executadas por 36 colaboradores. O estudante Rooney Oliveira conta que a oportunidade de praticar no Curso é fundamental para o exercício profissional. “A iniciativa na disciplina nos ajuda a ampliar nosso vocabulário e imaginário na criação de conteúdo jornalístico literário. Então, eu vejo com grande importância, pois nos permite ficar com a mente aberta. O Jornalismo literário proporciona ser criativo sem deixar de falar a verdade”, pontuou.

As alunas Samanta Leão e Maria Luísa Costa escreveram sobre a relação de ídolo e fã, uma vez que consideram fazer parte desse mundo. “Nessa matéria é abordada a mistura de emoções ao conseguir realizar o sonho de ver ao vivo o artista que você gosta. Recentemente fui a um festival de música e consegui presenciar o show de muitos cantores e bandas que sou apaixonada, foi uma experiência que me marcou muito e tentei expressar isso ao longo das páginas da revista Oxente!”, explicou Samanta Leão.

A equipe de reportagem é composta por Ádria Viana, Alysson Araújo, Ana Kálita Vale, Ana Luiza Monteiro, Ana Carolina Dias, Bernardo Pereira, Bruno Chaves, Gabriela Varanda, Geovana Sousa, Glayson Costa, Iamercia Rocha, Ilanna Serena, Jacírio Porto, Jéssica Carvalho, Jeyson Moraes, João Gabriel Sousa, Karine Rocha, Lara Matos, Luna Santana, Luzia Stefany Alves, Maria Luísa Costa, Maria Teresa, Mariana Costa, Millena Brito, Nathalia Carvalho, Nayara Melo, Ramila Gomes, Rodrigo Alves, Ronney Oliveira, Sane Araújo, Samanta Leão, Tcheska Valentim, Thiago Santos, Wallace Costa e Yury Pontes. Diagramação: Yury Pontes; editora-chefe: Ana Regina Rêgo.

Acesse a sexta edição da Oxente! aqui.

UFPÍ