Startups do Piauí disputarão R$ 500 mil em investimentos em evento nacional

Três startups do Piauí estão entre as 20 empresas do Brasil selecionadas para participar do Demo Day da MKT Show, evento que reunirá especialistas e investidores, prometendo ser uma experiência única de networking e aprendizado técnico.

O Demo Day, que ocorrerá no palco principal do evento, consiste numa bateria de curtas demonstrações, em que as startups apresentarão seus pitches para uma banca de avaliadores. Nesta edição da MKT Show, serão disponibilizados R$ 500 mil para investimentos nas startups que tiverem as melhores soluções para entregar ao mercado.

Das startups do Piauí que participarão do Demo Day, duas são atendidas pelo Sebrae por meio do Programa Sebrae Like a Boss, cujo objetivo é promover o avanço de negócios inovadores, e foram vencedoras do atual ciclo do programa: Plataforma Escritha (Edutech) e Hausen (Proptech). Ambas estão no estágio de Operação. A outra startup selecionada para esta ação é a Bipp (Agrotech), que já passou pelo mesmo programa do Sebrae e hoje se encontra em outro estágio, chamado de Tração.

“O Demo Day será uma oportunidade para as nossas startups apresentarem as soluções que estão sendo desenvolvidas no Piauí, tanto para grandes investidores, como também para os demais participantes do evento. São negócios com grande potencial para escalar no mercado, por isso temos excelentes expectativas com relação aos resultados do Demo Day. Esperamos trazer para o Piauí investimentos que podem mudar a realidade desses negócios inovadores”, pontua o analista do Sebrae no Piauí, Anderson Soares.

Ainda segundo Anderson, além do Demo Day, as startups terão outras oportunidades para realizar negócios e criar conexões. “A MKT Show é um ambiente propício para fazer networking e se capacitar. O evento contará com palestras de grandes nomes do cenário empreendedor e inovador nacional, além de vários investidores do Brasil circulando em seus corredores e interagindo com o público presente”, acrescenta.

Entre os temas que serão abordados no evento estão empreendedorismo, oportunidades, inovação, tecnologia e inspiração. Serão três dias incríveis de muito conteúdo e compartilhamento de experiências com grandes nomes do cenário nacional, como Thiago Nigro, Kaká Diniz, João Kepler, Cris Arcangeli, Joel Jota, Carlinhos Maia e Janguiê Diniz.

AS STARTUPS DO PIAUÍ

A Hausen, que ficou em primeiro lugar no atual ciclo do Sebrae Like a Boss, é focada na gestão de condomínios. Entre os serviços da startup, criada em maio de 2021, estão controle de gastos e de acesso de visitantes, reserva de espaços comuns, chat e outras funções.

“Começamos no Sebrae Like a Boss como uma empresa embrionária. No programa, passamos a ter uma visão bem avançada de como funciona o processo de evolução da startup, além de termos recebido vários insights de como criar um produto com valuation e com portifólio atrativo para investidores. Agora, na MKT Show, iremos mostrar todo o potencial da nossa solução. E a expectativa é atrair investimentos para o nosso negócio e escalar no mercado, conquistando projeção nacional”, destaca o CEO da Hausen, Raphael Tataia.

A Escritha, que conquistou o segundo lugar no Demo Day do Sebrae Like a Boss, é uma plataforma que auxilia a produção de trabalhos científicos, dispondo de dezenas de recursos. Por meio da tecnologia, o pesquisador pode ter o controle integrado de todo o conteúdo, desde a concepção da ideia até a criação, edição e geração do arquivo no formato Word ou PDF.

“A MKT Show será uma oportunidade de muito aprendizado e de dar visibilidade para a nossa startup. No Demo Day, especificamente, estaremos entre os melhores do país, apresentando nosso negócio para investidores. Espero fazer conexões importantes para a empresa e realizar parcerias para operacionalizar nosso produto no mercado brasileiro. E tudo isso, só está sendo possível graças ao apoio do Sebrae, que muito tem feito para acelerar as startups do Piauí, ofertando capacitação e experiências muito valiosas para o ecossistema de inovação do Estado”, pontua o CEO da Escritha, Marcos Ayres.

O aplicativo BIPP é uma plataforma que facilita as relações comerciais entre produtores do campo e suas respectivas indústrias de transformação ou cooperativas. A finalidade é dar mais agilidade e segurança na negociação da produção/safra.

SEBRAE LIKE A BOSS

O Sebrae Like a Boss é focado no desenvolvimento de soluções inovadoras. Durante cada ciclo do programa, as startups recebem mentorias com especialistas, que compartilham metodologias usadas por startups de destaque mundial, além de participarem de eventos, palestras e encontros que contribuem para geração de novas ideias e parcerias.

Ao final de cada ciclo, são realizados Demo Days, em que as startups apresentam seus modelos de negócios para investidores. A Hausen e a Plataforma Escritha, vencedoras do último Demo Day realizado pelo Sebrae no Piauí, ganharam como premiação participar da MKT Show e, posteriormente, foram selecionadas para se apresentar no Demo Day do evento.

A metodologia do Sebrae Like a Boss se baseia no caminho que o empreendedor tem que seguir até obter sucesso no mercado, sendo trabalhada em cinco estágios de maturação, nesta ordem: Curiosidade, Ideação, Operação, Tração e Estrela.

A Curiosidade é quando há o interesse em investir numa tecnologia, mas não tem a ideia. A Ideação é a fase em que os participantes constroem o modelo de negócio. A Operação é quando se testa a ideia, faz-se os ajustes necessários, começa a faturar e deve procurar projetos de aceleração. Na Tração, o modelo de negócio já está bem definido e é hora de buscar investidores para avançar no Brasil e no mundo. A fase Estrela é quando o modelo já cresceu bastante e é um caso de sucesso.

Maiores informações sobre o Sebrae Like a Boss podem ser obtidas na Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição na capital, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro. Os interessados podem também ligar para (86) 3216-1348.