Professor da UFPI é destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Professor Irismar G. da Paz teve artigo publicado em periódicos internacionais com destaque na SBF

O professor Irismar G. da Paz, da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí, foi destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o artigo intitulado “Fractional Angular Momenta, Gouy and Berry phases in Relativistic Bateman-Hillion-Gaussian Beams of Electrons”. O trabalho, realizado com a colaboração do Dr. Robert Ducharme (USA) e Dr. Armen Hayrapetyan (Max Planck Institute for Physics), trata da conversão de momento angular de spin em momento angular orbital, e já foi publicado nos melhores periódicos de Física do mundo, como o Physical Review Letters, Qualis A1 na CAPES.

Em um vídeo produzido a pedido da SBF, o pesquisador explica que neste trabalho foi desenvolvida uma solução Gaussiana da equação de Dirac para um elétron espacialmente confinado. Como é bem conhecido na Física Quântica, elétrons são partículas de spin 1/2 e carregam momento angular de spin, uma propriedade intrinsecamente quântica, não tem análogo clássico. Curiosamente, a solução da pesquisa prevê a conversão de momento angular de spin em um novo tipo de momento angular orbital, denominado de momento angular orbital intrínseco.

“Além do momento angular extrínseco, relacionado com a rotação do centro de gravidade, ondas de luz também carregam um momento angular de spin, a polarização, e também o momento angular orbital intrínseco, relacionado à rotação em torno do centro de gravidade. As frentes de onda se propagam de forma espiralada, com densidade nula no centro do eixo de propagação”, detalha o professor.

Também foi possível observar que o efeito de conversão é puramente relativístico e está relacionado com grandezas Físicas bem conhecidas, tal como, fase de Gouy e fase de Berry. Este tipo de solução representa ondas de matéria com frentes de onda evoluindo no tempo em forma de espiral e por isso são chamadas de vórtices.

O estudo representa um passo importante na compreensão dos fundamentos da Física Quântica e serve como guia para a produção de soluções carregando momento angular orbital intrínseco, úteis na microscopia eletrônica de espécimes magnéticas e biológicas

Segundo o professor Irismar, a divulgação pela Sociedade Brasileira de Física representa o reconhecimento da Física produzida aqui na Universidade. “Demonstra o reconhecimento de que aqui na UFPI nós fazemos uma Física de qualidade, que está conectada com a atualidade, uma Física que apresenta um potencial de aplicação futura, que pode trazer frutos em termos de aplicações tecnológicas”, analisa.

Acesse a página da Sociedade Brasileira de Física e confira a matéria na íntegra. 

Segue link da divulgação do artigo no periódico Physical Review Letters

FONTE: UFPÍ