Período de chuvas só deve começar no mês de dezembro em Teresina

Os moradores que residem no Sul do Piauí tem se surpreendido nos últimos dias com as fortes chuvas ainda no período de BRO-Bró. No município de São Raimundo Nonato, a chuva inundou as ruas do centro comercial, fazendo com que carros e motos ficassem ilhados. Em Teresina, apesar da chuva registrada em alguns bairros isolados, a previsão é que somente em dezembro se inicie o período chuvoso.

A meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), explica que o volume registrado na região Sul ainda está abaixo do esperado e que a previsão é que não chova até domingo.

“Essas chuvas já estavam previstas e de fato elas estão acontecendo. Então, até domingo, a previsão é de que elas cessem. A partir daí, a previsão é que volte a chover somente no Sul do Estado. A tendência é que elas se tornem mais esparsas e mais consistentes somente no final do mês de novembro, comenta.

Ela afirma ainda que, para a capital, a expectativa é que o período chuvoso deva demorar um pouco mais. “Só a partir de dezembro é que vamos poder ver as chuvas com mais frequência em Teresina. Até lá, a previsão é de sol, porém, é esperado que a temperatura diminua um pouco mais”, destaca.

Na segunda-feira, foram registradas chuvas nos municípios de Gilbués (34,2 mm), Alvorada do Gurgueia (32 mm), Caracol (17 mm) e São João do Piauí (11,1 mm).De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios do Piauí estão entre os que tiveram maior volume de chuva registrado nesta semana no Nordeste brasileiro.

.

Com informações da Rede Meio Norte