Ministro assina homologação da obra do Aeroporto de Bom Jesus

0
322

Nesta quinta-feira (05), aconteceu a assinatura da homologação da obra do Aeroporto da cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí. O ministro dos Transportes, Maurício Quintela, recebeu no Ministério o governador Wellington Dias, membros das bancadas federal e estadual, bem como secretários de estado e o prefeito da cidade, Marcos Elvas.

O governador Wellington Dias comemorou a conquista para a região, que abriga um potencial estratégico para o estado.

“Esse aeroporto é importante para o Brasil. Nós estamos falando de um aeroporto na região que mais cresce no Brasil. Cresce pela produção de alimentos, milho, arroz, soja, algodão, a produção de vegetal como eucalipto e de frutas e pelo comércio atacadista, comércio varejista e pela mineração. Nessa região que abriga as primeiras bases de energia eólica e energia solar. Ou seja, tudo isso movimenta um mundo de pessoas de outros países e outros estados, além da própria população”, destacou o governador.

O aval dado pela União para a construção do aeroporto regional de Bom Jesus vai ao encontro da influência econômica e produtiva da região sudoeste piauiense que vem batendo recordes no agronegócio.

“É uma conquista para uma região que é rica, promissora e responsável pelas grandes riquezas produzidas pelo Piauí e que tinha grandes dificuldades de locomoção, de acesso e de transporte”, revela a vice-governadora Margarete Coelho.

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB), que também esteve presente na assinatura, disse que a autorização para o início das obras do aeroporto é a última etapa de um jornada de muitos anos. Para ele, a região sul do Piauí será bastante beneficiada com a inauguração do aeroporto, que também deverá reforçar o acesso rápido em saúde para atendimentos em caso de emergência, é fruto do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDar).

“Este é o final de toda a burocracia e agora vai ser o passo inicial para efetivamente nós fazermos o aeroporto de Bom Jesus. Todo o Piauí merece aviação regional, mas, nenhuma região do Piauí tem maior necessidade e está mais habilitada para a aviação que Bom Jesus. Toda essa grande região longínqua de Teresina será servida da aviação regional, com um aeroporto de primeira qualidade”, afirmou o deputado.

A obra do aeroporto de Bom Jesus está orçada em R$ 23 milhões, dos quais R$ 6 milhões fazem parte de uma contrapartida que será dada pelo Governo do Estado. Após a realização da licitação, a obra deve ser concluída em até 2 anos. A pista que terá 1.200 metros de extensão, 30m de largura e casa de passageiros, será homologada para aviões de até 50 passageiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here